Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/03/2011 - 19h51

Países sul-americanos unem-se para reduzir mortes em estradas

Publicidade

DA EFE, EM LIMA

As autoridades do setor de transporte de sete países sul-americanos se reuniram nesta segunda-feira em Lima, capital do Peru, para avaliar medidas conjuntas com o objetivo de reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito, que oscilam entre 1.600 e 5.400 mortes anuais.

A Primeira Reunião de Ministros Sul-americanos de Transportes e Segurança Viária procura criar procedimentos e protocolos em toda a região, tais como sinalização, obtenção de licenças de dirigir e atendimento de emergências, entre outros, informou o ministro peruano de Transportes, Enrique Cornejo, na sessão inaugural.

Além disso, será criado um Sistema de Informação Regional, que vai recolher dados relevantes após um acidente e o divulgar entre as autoridades da Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Peru, países presentes no fórum.

Cornejo assinalou que a mortalidade nas estradas peruanas por acidentes de trânsito caiu 19% nos últimos três anos, após passar de 3.500 em 2007 a 2.854 em 2010, graças a um modelo integral que incluiu um programa educativo de segurança na estrada e uma maior fiscalização no serviço de transporte.

A reunião de ministros sul-americanos concluirá na terça-feira, dia que vários especialistas vão realizar apresentações sobre atendimento de emergências e registro de dados, assim como mecanismos de fiscalização no transporte e observatórios nacionais de passagem.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página