Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2011 - 16h25

Gaddafi diz que que rebeldes perderam a batalha na Líbia

Publicidade

DA FRANCE PRESSE

O ditador líbio, Muammar Gaddafi, afirmou em uma entrevista ao jornal italiano "Il Giornale" que os rebeldes perderam a batalha e que tem o apoio do povo, além de ter declarado que sente-se "traído" pelo premiê italiano Silvio Berlusconi.

"Não restam esperanças para eles, é uma causa perdida", afirmou Gaddafi ao enviado especial do jornal de propriedade da família Berlusconi.

"Os rebeldes têm duas possibilidades: render-se ou fugir", acrescentou o dirigente líbio, que acusou as forças rebeldes de "usar os civis como escudos humanos, inclusive as mulheres".

Sobre a possibilidade do conflito terminar em "banho de sangue" nas cidades que ainda estão nas mãos dos rebeldes, Gaddafi afirmou que o objetivo é "combater o terrorismo".

"Por isso avançamos tão rapidamente, para evitar massacres", disse.

"Se eles se renderem, não vamos matá-los", afirmou o coronel líbio, que destacou que a ordem dada a suas tropas é de "cercá-los".

Gaddafi descartou qualquer negociação com as forças insurgentes.

"Dialogar? Com quem? Não é possível negociar com terroristas próximos de Osama bin Laden. Eles mesmos não acreditam no diálogo, pensam apenas em combater e em matar, matar e matar".

"A comunidade internacional não sabe o que acontece de verdade na Líbia. O povo está comigo, o resto é propaganda", declarou Gaddafi.

Para o ditador, a população de Benghazi, chamada de "capital" dos rebeldes, "tem medo destas pessoas e por isso é preciso libertá-la".

"As pessoas nos pedem uma intervenção, nos dizem libertem-nos dos grupos armados", completou.

O ditador líbio admitiu ainda que está "muito decepcionado" com a Europa, em particular com a Itália, antiga potência colonial e maior sócio comercial da Líbia.

"Estou muito contrariado, me sinto traído, não sei o que dizer de Berlusconi", afirmou.

"Não tenho mais contatos com a Itália, nem com Berlusconi", completou.

Sobre a presença de importantes grupos italianos na Líbia, incluindo a gigante do petróleo Eni, advertiu que espera "que o povo líbio revise seus laços econômicos e financeiros com o Ocidente".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página