Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2011 - 14h14

Obama diz ter apreço por vaga permanente do Brasil na ONU

Publicidade

DE BRASÍLIA

Em comunicado conjunto dos presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff, o americano expressou sua mais clara posição sobre um eventual assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, uma das principais metas diplomáticas do país.

Enquanto na declaração verbal à imprensa, Obama foi mais vago ao defender a pretensão brasileira, no comunicado por escrito, a posição é mais clara.

"Os presidentes concordaram que, da mesma forma que outras organizações internacionais precisaram mudar para se tornarem mais aptas a responder aos desafios do século 21, o Conselho de Segurança das Nações Unidas também precisa reformar-se, e expressaram [os presidentes] seu apoio a uma expansão limitada do Conselho de Segurança que aprimore sua efetividade e eficiência, bem como sua representatividade. O presidente Obama manifestou seu apreço à aspiração do Brasil de tornar-se membro permanente do Conselho de Segurança e reconheceu as responsabilidades globais assumidas pelo Brasil", diz o comunicado conjunto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página