Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2011 - 18h42

Autoridades prolongam em 1 hora votações em Porto Príncipe

Publicidade

DA EFE, EM PORTO PRÍNCIPE

As autoridades do Haiti prolongaram por uma hora, até as 17h (19h de Brasília), o horário das votações realizadas neste domingo em Porto Príncipe devido aos atrasos ocorridos na entrega de material das eleições presidencial e legislativa em muitos pontos da capital haitiana.

O Conselho Eleitoral Provisório (CEP) anunciou a decisão, que só afeta a capital, e indicou que os atrasos "foram causados por problemas logísticos" perante os quais "o CEP tomou as medidas apropriadas para resolvê-los", indicou o órgão eleitoral em comunicado.

Os eleitores que estiverem na fila para votar às 17h hora local poderão completar o processo e depositar seu voto.

Cerca de quatro milhões de cidadãos do Haiti estão convocados às urnas para escolher o sucessor do presidente René Préval, sete de 30 senadores e 79 de 99 deputados.

Vários cidadãos da capital denunciaram problemas em dezenas de centros de votação devido a atrasos e erros na entrega do material eleitoral.

Em algumas mesas eleitorais, cuja abertura estava fixada para às 6h hora local (8h de Brasília), a atividade começou cedo, mas muitas outras chegaram a atrasar até três horas.

O porta-voz da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah), Vincenzo Pugliese, reconheceu a existência de problemas na entrega de materiais, mas não quis dizer quem era responsável pela situação.

"Tomamos nota. O CEP está ciente, mas não sabemos de quem é a culpa", declarou.

O porta-voz também admitiu que faltaram cédulas para votação em algumas mesas e assegurou que foram tomadas medidas para corrigir estes problemas, ao mesmo tempo em que garantiu entender o nervosismo gerado por estas dificuldades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página