Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2011 - 11h48

Paquistão faz ataque aéreo contra bases do Taleban e mata 17

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Aviões de guerra paquistaneses atacaram nesta terça-feira postos do Taleban na região de Orakzai, no noroeste do Paquistão, matando ao menos 17 militantes.

Orakzai é uma das sete áreas tribais de etnia pashtun alvos de uma ofensiva do Exército paquistanês.

"Tivemos informações de que militantes se reuniam lá e estavam planejando ataques, então lançamos o ataque", disse uma autoridade do governo paquistanês, em condição de anonimato. Ele disse que 17 militantes foram mortos e seis ficaram feridos na operação.

Os bombardeios, que foram registrados na região de Mamuzai, destruíram ainda cinco refúgios rebeldes, segundo fontes citadas pela rede de televisão privada Dawn.

O ataque ocorreu um dia depois que um jornal local informou que o Paquistão lançaria uma ofensiva contra o Waziristão do Norte, conhecido como santuário da Al Qaeda e de militantes do Taleban, também localizado no cinturão tribal do país.

O desempenho do Paquistão no combate à militância voltou a ser duramente criticado depois de ser descoberto que o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, vivia na cidade paquistanesa de Abbottabad, sede de uma importante academia militar.

Operações das forças militares em áreas como Orakzai não conseguiram eliminar grupos militantes como o Taleban paquistanês, que aumentaram os ataques suicidas desde a morte de Bin Laden por forças norte-americanas, em 1º de maio.

O Exército paquistanês não fez nenhum anúncio oficial a respeito e um porta-voz militar consultado pela agência de notícias Efe não quis comentar a informação.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página