Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2011 - 00h26

Banco Central sul-coreano sobe taxas de juros a 3,25%

Publicidade

DA EFE

O Banco Central da Coreia do Sul elevou nesta sexta-feira as taxas de juros em 0,25%, para 3,25%, depois de dois meses sem mudanças, em uma tentativa de conter a inflação e o aumento da dívida das famílias.

A alta de junho é a terceira neste ano e acontece em momento delicado, já que a economia sul-coreana tenta manter um crescimento estável enquanto luta contra uma inflação que superou o objetivo fixado pelo BOK (Banco Central), que é entre 2% e 4%.

Os analistas consideram que com esta alta o BOK pretende frear o aumento dos preços, que subiram 4,1% em maio, alimentados pela rápida recuperação econômica do país asiático neste ano.

Além disso, a Coreia do Sul enfrenta o alto endividamento das famílias, que alcançou um recorde histórico no primeiro trimestre de 2011 ao mesmo tempo em que dispararam os empréstimos bancários para financiar o consumo.

Depois das altas de janeiro e março, o BOK decidiu elevar as taxas de juros apesar de considerar que ainda existem incertezas relativas à volatilidade dos preços do petróleo e à persistente crise da dívida da Grécia.

A entidade elevou os juros em 1,25% desde julho do ano passado, quando deixaram seu nível histórico mais baixo.

Apesar do BOK tentar controlar a inflação a menos de 4% no fechamento de 2011, a entidade demonstrou muita cautela na hora de aumentar as taxas de juros, já que a alta pode afetar o motor exportador sul-coreano, responsável por 50% do PIB (Produto Interno Bruto).

Os analistas consultados pela agência sul-coreana "Yonhap" preveem o congelamento das taxas de juros em julho, embora não descartem novas altas durante o ano.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página