Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2011 - 12h41

Sudão e Sudão do Sul assinam acordo para desmilitarizar Abyei

Publicidade

DA REUTERS

O Sudão e o Sudão do Sul assinaram um acordo para desmilitarizar a região de Abyei -- área fronteiriça disputada pelos dois países -- e permitir a entrada das forças de paz etíopes, informou nesta segunda-feira o ex-presidente sul africano Thabo Mbeki.

Representantes do partido dominante do Sudão do Sul, o SPLM (Movimento Popular de Libertação do Sudão), e o governo sudanês ficaram por mais de uma semana em Addis Ababa, capital da Etiópia, para chegar a um acordo.

Mbeki disse que, agora, o Exército do Sudão, o Exército Popular de Libertação do Sudão e os oficiais etíopes irão se encontrar para definir o mandato das forças de paz etíopes na região

Os etíopes irão para Abyei assim que a ONU autorizar e uma polícia, cuja composição será determinada conjuntamente com oficiais dos dois países, deve ser criada para a região.

ENTENDA O CASO

A guerra civil entre o Norte e o Sul do Sudão terminou em 2005 e em janeiro de 2011, o Sul votou por sua independência e, em 9 de julho deste ano, deve se tornar um novo país.

A região de Abyei é disputada pelos dois países e a dúvida sobre a quem pertence território ainda permanece. No último 21 de maio,o Exército do Sudão invadiu o território violando um acordo de paz pré-existente.

Os conflitos na fronteira entre o Sudão e o Sudão do Sul deslocaram cerca de 146 mil pessoas, conforme estimativas da ONU e de organismos humanitários.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página