Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/08/2011 - 17h47

EUA transferem embaixada da Líbia em Washington para rebeldes

Publicidade

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira a transferência do controle da embaixada da Líbia, em Washington, para o CNT (Conselho Nacional de Transição) dos rebeldes, que já é reconhecido nos EUA como governo oficial do país norte-africano.

Mark Toner, segundo porta-voz da chancelaria americana, disse que Washington e o CNT firmaram documentos que oficializam a mudança do domínio da embaixada --antes em mãos dos representantes do regime de Muammar Gaddafi-- para os rebeldes, que estão estabelecidos no porto de Bengazi, ao leste da Líbia.

A transferência ocorreu esta semana, afirmou Toner.

Os EUA e outras potências reconheceram em julho --durante um encontro celebrado em Istambul-- o CNT como "legítimo representante do povo líbio" até que seja constituído um novo governo.

Ali Aujali, que era o embaixador da Líbia em Washington, renunciou em fevereiro em razão da violência exercida pela ditadura de Gaddafi e aderiu ao CNT.

Ainda não foi confirmado se Aujali encabeçará a sede diplomática dos rebeldes em Washington. A Embaixada da Líbia havia sido fechada pelos Estados Unidos no dia 10 de março.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página