Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2011 - 01h17

Novo premiê japonês faz sua primeira visita à região de Fukushima

Publicidade

DA EFE

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, viajou nesta quinta-feira à província de Fukushima, afetada pelo acidente nuclear e o terremoto de 11 de março, em sua primeira visita oficial como chefe de governo.

Na primeira parada da viagem, Noda visitou um acampamento base para operações destinadas a conter a crise na usina de Fukushima Daiichi, coberto por um traje protetor, informou a cadeia pública NHK.

Na central, Noda comprovou o estado dos edifícios que alojam os reatores nucleares afetados pelo desastre de março e foi informado da atual situação das unidades.

Depois, o primeiro-ministro, no cargo desde a última sexta-feira, deve reunir-se com o governador da província de Fukushima, Yuhei Sato, que criticou duramente a gestão da crise por parte da operadora da central, a Tokyo Electric Power Company (Tepco).

O chefe do governo japonês também espera poder reunir-se com moradores da zona, que foram deslocados pelo risco de emissões da maltratada central.

O desastre de março deixou sem refrigeração vários reatores da usina de Fukushima, o que provocou um acidente nuclear, o pior desde o de Tchernobil em 1986, afetando plantações, gado e pesca. Além disso, mais de 80 mil famílias que residiam nos arredores da usina foram retiradas da zona.

Nas últimas semanas, a Tepco conseguiu que a temperatura das unidades 1 e 3 descesse de 100 graus centígrados, e tanto a operadora como o Governo preveem conseguir uma diminuição radical dos níveis de radioatividade na central, antes de levar os reatores a uma parada fria até janeiro de 2012.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página