Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/09/2011 - 06h09

Moqtada al Sadr suspende ataques contra Exército dos EUA no Iraque

Publicidade

DA EFE

O influente clérigo xiita Moqtada al-Sadr decretou a suspensão "das operações militares" contra as forças dos Estados Unidos desdobradas no Iraque, informou neste domingo o bloco político Sadr.

"Moqtada al-Sadr anunciou a detenção das operações militares contra as forças de ocupação americanas para que comecem sua retirada oficial do Iraque", assinala um comunicado da formação.

Mesmo assim, Sadr advertiu que, se essa retirada não se tornar feita efetiva e "o Iraque continuar sendo um território não independente", os ataques contra o Exército dos EUA serão retomados.

No dia 9 de agosto, Sadr, um dos mais acirrados opositores da presença dos EUA no Iraque, ameaçou novos ataques contra as tropas americanas se estas não abandonassem o país, depois que os partidos políticos iraquianos decidiram negociar com Washington a permanência de treinadores militares.

Em julho, o religioso radical xiita decretou o congelamento das ações militares de sua milícia, o "Exército Mehdi", pela infiltração nela de delinquentes.

No entanto, um mês depois, avisou que a nova "Brigada do dia comprometido" assumiria a responsabilidade de resistir às tropas americanas no caso de permanecerem no Iraque.

O pacto de segurança assinado em dezembro de 2008 entre Washington e Bagdá estipula a retirada total das forças dos EUA do Iraque no final de 2011.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página