Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2011 - 19h37

Papa se encontra com vítimas de abuso sexual e expressa pesar

Publicidade

DA REUTERS, EM ERFURT

O papa Bento 16 realizou uma reunião surpresa nesta sexta-feira com vítimas alemãs de abuso sexual por padres e expressou profundo pesar pelo sofrimento dela e de suas famílias, disse o Vaticano em comunicado.

O papa, que está em uma viagem de quatro dias à Alemanha, seu país natal, ficou "comovido e profundamente abalado pelos sofrimentos das vítimas" e assegurou-lhes que a Igreja está comprometida com a promoção de medidas eficazes para proteger as crianças, segundo o Vaticano.

A reunião ocorreu em um seminário em Erfurt, no leste da Alemanha.

O encontro privado foi semelhante ao que ele tem realizado em outras viagens recentes, incluindo um no Reino Unido.

A Igreja Católica na Alemanha recebeu quase 600 pedidos de indenização por abuso, enquanto uma associação de vítimas estima que mais de 2.000 pessoas foram maltratadas por padres católicos nas últimas décadas.

Cerca de 8.000 pessoas que se opõem aos ensinamentos de Bento 16 sobre sexualidade e estão indignadas com os casos de abuso clerical marcharam pelo centro de Berlim na quinta-feira em protesto contra a visita do papa.

Entre elas estavam vítimas de abuso sexual e físico que afirmam que o Vaticano fechou os olhos para esta situação e não fez o suficiente para levar os culpados à Justiça.

Mais de 181 mil católicos alemães oficialmente deixaram a Igreja no ano passado, muitos em protesto contra os escândalos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página