Publicidade
Publicidade
Berlusconi diz ser 'difícil' governar com a atuação de juízes
Publicidade
DA ANSA, EM ROMA
O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, cujo nome está envolvido em quatro processos judiciais, declarou nesta quinta-feira que é "difícil" governar diante de "uma ditadura dos magistrados".
Ontem, o premiê italiano participou de um jantar na casa da deputada Alessandra Mussolini, neta do líder fascista Benito Mussolini, onde comentou publicamente sobre a atuação dos juízes do país.
Ele lamentou que o presidente do Conselho de Ministros, cargo que ocupa, não tenha "nenhum poder" na Itália.
"Mesmo que tenha promulgado uma lei, se ela não agrada a certos magistrados, eles fazem um recurso à Corte Constitucional, uma instituição de esquerda, visto que a maioria de seus componentes pelos últimos três presidentes da República de esquerda", comentou.
Recentemente, Berlusconi se viu envolvido em mais uma ação judicial, desta vez como vítima de uma extorsão por parte do empresário Giampaolo Tarantini para que ele não fosse citado em um processo.
O caso voltou a ser comentado na imprensa desde a última terça-feira, quando os juízes do Tribunal de Nápoles citaram interceptações telefônicas que supostamente provariam que o chefe de Governo italiano sabia que as mulheres levadas por Tarantini a sua residência seriam acompanhantes profissionais.
Ontem, ele reagiu à declaração dos magistrados napolitanos. "Aqueles que vêm a minha casa são classificados como acompanhantes, mesmo se se tratam de prêmios Nobel ou de um primeiro-ministro. As pessoas que eu hospedo são frequentemente interceptadas [grampeadas], enquanto os hóspedes de pessoas da esquerda são todas umas santas", desabafou.
Berlusconi ainda responde a acusações de comercialização irregular de direitos televisivos pelo caso Mediaset, de suborno no caso Mills e de concussão e prostituição de menor no caso Ruby. As investigações sobre a acusação de suposta fraude fiscal do caso Mediatrade foram encerradas em junho.
+ Canais
- Acompanhe o blog Pelo Mundo
- Acompanhe a Folha Mundo no Twitter
- Acompanhe a Folha no Twitter
- Conheça a página da Folha no Facebook
+ Notícias em Mundo
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Vencedor do Pulitzer narra a história do petróleo; leia trecho
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Livro destrói mito do bom selvagem e relata guerras pré-históricas
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Unesco pede medidas para salvar Machu Picchu
- Trabalhadores presos morrem após explosão de túnel no Japão
- Morre Klaas Faber, um dos criminosos nazistas mais procurados
- ONU confirma morte de 32 crianças em massacre na Síria
- Irlanda do Norte está disposta a ajudar Colômbia em eventual processo de paz
+ Comentadas
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV