Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2011 - 03h45

Japão inicia testes de radioatividade nos escombros deixados pelo tsunami

Publicidade

DA EFE

A província japonesa de Miyagi, afetada pelo terremoto seguido de tsunami do último mês de março, começou a analisar amostras de escombros para detectar se estão contaminados com emissões radioativas da acidentada usina nuclear de Fukushima, informou neste domingo a rede NHK.

As primeiras amostras foram tiradas em um armazém temporário na devastada cidade de Ishinomaki, onde o terremoto e o tsunami deixaram mais de 6 milhões de toneladas de resíduos, a maior quantidade de entre todos os municípios afetados pelo desastre.

As análises pretendem dissipar a inquietação pública perante a necessidade de transferir os resíduos para outras províncias, já que Miyagi, a mais afetada pela catástrofe, tem os depósitos de escombros no limite de sua capacidade.

As provas tomam relevância especial depois que na sexta-feira o governo japonês revelou a detecção de plutônio radioativo procedente da unidade em mostras de terra tomadas em localidades da província de Fukushima, entre elas Iitate, que fica a 45 quilômetros ao noroeste da central.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página