Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2011 - 11h32

Candidato republicano defende presença militar dos EUA no México

Publicidade

DA REUTERS

O candidato republicano à próxima corrida presidencial nos EUA Rick Perry, atual governador do Estado do Texas, afirmou no sábado que ele envolveria o Exército americano no combate ao narcotráfico no México.

Perry disse que, como presidente, trabalharia com o governo mexicano da mesma forma com que os Estados Unidos vem trabalhando com a Colômbia para reprimir o narcotráfico no país.

"Conseguimos para os cartéis de drogas na Colômbia com um esforço coordenado", ressaltou em discurso no Estado de New Hampshire, afirmando que, no caso do México, a mesma operação poderia requerer a presença militar.

Os EUA possuem conselheiros no território colombiano envolvidos principalmente em treinar, dar suporte logístico e estratégico para as forças armadas do país na luta contra o tráfico de cocaína e contra guerrilhas.

No México, contanto, não há presença militar americana no combate às drogas, e o governo mexicano se opõe fortemente a isso, apesar de ter recebido mais de US$ 1 bilhão para combater o narcotráfico.

Mais de 42 mil pessoas foram mortas no México nas conflitos relacionados ao tema desde que o presidente Felipe Calderon assumiu o cargo em 2006.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página