Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2011 - 13h41

Mugabe faz exames de saúde em Cingapura, diz jornal

Publicidade

DA REUTERS, EM HARARE

O ditador do Zimbábue, Robert Mugabe, foi à Cingapura para fazer um check-up médico na semana passada, afirmou um jornal local de propriedade privada neste domingo. Esta seria a sétima visita ao país asiático pelo mandatário de 87 anos, que nega estar com câncer.

Funcionários de Mugabe não estavam disponíveis para comentar o assunto.

O jornal semanal reproduziu declarações do ministro de Comunicações, Webster Shamu, dizendo que Mugabe, no poder desde a independência do país em 1980, foi à Cingapura para uma revisão de sua cirurgia de catarata no início deste ano.

"Ele foi para uma revisão depois da operação no olho, feita anteriormente. Ele estará de volta amanhã (domingo)", disse o ministro, segundo o jornal.

Em entrevista à agência de notícias Reuters há um ano, Mugabe negou os inúmeros rumores sobre seus problemas de saúde, rindo de sugestões de que ele teria um câncer e sofrido um derrame.

De acordo com um telegrama diplomático dos Estados Unidos divulgado pelo WikiLeaks, Mugabe tem câncer de próstata, que se espalhou para outros órgãos. Ele teria sido aconselhado por seu médico a deixar o governo em 2008.

No telegrama datado de junho de 2008, escrito por James D. McGee, o ex-embaixador dos EUA em Harare, o presidente do Banco Central, Gideon Gono, foi citado como informante de que o câncer poderia levar Mugabe à morte dentro de três a cinco anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página