Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/10/2011 - 06h45

Detectado alto índice de radiação em bairro a oeste de Tóquio

Publicidade

DA EFE

As autoridades do distrito de Setagaya, a oeste de Tóquio, detectaram nesta quinta-feira altos índices de radiação no ar, superiores a 3,35 microsievert por hora, em um ponto próximo a uma área residencial, informou a agência local Kyodo.

As autoridades, que produziram a leitura em um lance de calçada a um metro de altura do solo, sinalizaram o ponto e ordenaram a seus residentes que se mantenham afastados, à espera da limpeza da área e da análise completa das mostras para determinar o tipo de material radioativo detectado.

A leitura de 3,35 microsievert por hora implica que, se uma pessoa permanecesse no lugar contaminado durante um ano, a dose de radiação acumulada anual poderia alcançar 17 milisievert, ainda abaixo do limite de segurança estabelecido pelo Governo de 20 milisievert ao ano.

Especialistas como o professor de radiação ambiental da Universidade de Fujita (centro do Japão) Michikuni Shimo pediram à população, temerosa de que possa se tratar de emissões da acidentada central de Fukushima, que mantenha a calma, já que o nível detectado não é considerado perigoso, informou a Kyodo.

As medições realizadas hoje indicaram também que a um metro de distância da zona afetada os níveis são de 1,73 microsievert por hora, caindo para 0,7 microsievert por hora a quatro metros de distância, informou a cadeia japonesa NHK.

No mesmo distrito, em um parque próximo à Prefeitura, as medições registraram 0,06 microsievert por hora, acrescentou a cadeia.

No entanto, o nível detectado no lance de calçada é maior que o registrado em algumas das zonas de evacuação decretadas em torno da danificada usina de Fukushima Daiichi, a 230 quilômetros de Tóquio.

As autoridades locais afirmaram que os altos índices podem ser resultado da acumulação de chuva e que as análises feitas nesse mesmo ponto de Setagaya no início de outubro determinaram números que oscilavam entre 0,09 e 2,71 microsievert por hora.

Por outro lado, também foi detectado estrôncio radioativo em sedimentos do telhado de um edifício no distrito de Kohoku, em Yokohama, cujas autoridades começaram a realizar uma análise mais aprofundada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página