Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2011 - 14h16

Rainha Elizabeth 2ª começa sua 16ª visita à Austrália

Publicidade

DA EFE

A rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra começa nesta quarta-feira sua 16ª visita oficial à Austrália, onde participará no fim deste mês da reunião dos líderes da Commonwealth (Comunidade Britânica de Nações).

Aos 85 anos, ela passará com o marido, o duque de Edimburgo, dez dias na Austrália, onde percorrerão várias cidades, entre elas as atingidas pelas enchentes do verão passado em Queensland.

A visita da rainha começa em Canberra, segue para em Brisbane e Melbourne, e termina em Perth, onde haverá a reunião da Commonwealth, que debaterá uma possível mudança em uma antiga lei proibindo que o trono da Inglaterra seja ocupado por católicos ou pela filha primogênita de uma família com filhos homens.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou na semana passada no Parlamento que é a favor da abolição desta lei de 300 anos, apesar de admitir que o processo poderá ser longo, já que envolve reformas legais.

Pela Lei de Instauração de 1701, os membros da Família Real não podem se converter ao catolicismo ou se casar com uma pessoa dessa religião sem renunciar a sucessão ao trono. A regra também estabelece a preferência dos homens na linha de sucessão e que a filha mais velha de um rei não pode herdar o trono se tiver irmãos mais novos.

Carl Court/France Presse
Rainha Elizabeth 2ª, que irá à Austrália, assiste a corrida de cavalos na Inglaterra
Rainha Elizabeth 2ª, que irá à Austrália, assiste a corrida de cavalos na Inglaterra

A viagem da rainha à Austrália reacendeu o debate sobre se o país deve abolir a monarquia e adotar o sistema republicano, já que o Movimento Australiano da República espera que a visita oficial seja a última. Segundo a imprensa britânica, o presidente do grupo, Michael Keating, diz que chegou o momento de se debater o sistema monárquico.

Keating afirmou que a rainha tem o direito de viajar à Austrália, mas ressaltou que o povo australiano está descontente por não poder escolher seu chefe de Estado.

O presidente da Liga Monárquica Australiana, Philip Benwell, afirmou que ainda há interesse na Austrália por Elizabeth 2ª e a Família Real, especialmente entre os jovens. "Duvido muito que esta seja a última viagem de Elizabeth 2ª, mas é grande a distância do Reino Unido", disse Benwell, que não se opõe a um debate sobre o futuro da monarquia.

A rainha, que no próximo ano comemorará 60 anos de chegada ao trono, fez sua primeira visita à Austrália em 1954, e a última foi em 2006 para inaugurar os Jogos da Commonwealth em Melbourne.

O príncipe William, neto de Elizabeth 2ª e segundo na linha de sucessão, também fez neste ano uma visita à Austrália pouco antes de se casar com Kate Middleton, em 29 de abril, e esteve em vários dos lugares atingidos pelas enchentes do verão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página