Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

30/10/2012 - 07h34

'Lula mostrou que é ele quem manda no PT', avalia leitor

Lula provou que realmente é o cara. Obrigou Marta Suplicy a retirar sua candidatura a prefeita, inventou Fernando Haddad como candidato e o impôs ao PT, colocou a presidente Dilma Rousseff no palanque de Haddad e, acima de tudo, elegeu o ex-ministro como prefeito de São Paulo. Como ex-presidente e simples cidadão, Lula mostrou que é ele quem manda no PT e sabe de tudo. Só quando tinha todo o poder como presidente da República é que não mandava em nada e não sabia de nada. Estranho!

ROBERTO DOGLIA AZAMBUJA (Brasília, DF)

*

Lula impôs o nome de Fernando Haddad dentro do PT na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Criou um candidato com um percentual insuficiente para continuar a caminhada eleitoral, mas acabou conduzindo-o ao segundo turno e à vitória. Isso significa determinação. Salve Lula!

VALDIR ABDALLAH (São Paulo, SP)

*

Sem querer desmerecer o prefeito eleito de São Paulo, o resultado da eleição na cidade, muito mais do que uma vitória do PT, do ex-presidente Lula ou de Fernando Haddad, foi uma derrota de José Serra. Se quiser ter futuro, o PSDB precisará atentar para dois pontos fundamentais. Primeiro, resgatar os valores que levaram o partido à Presidência da República. Segundo, partir para uma renovação, construindo uma ponte entre seu núcleo original e novas lideranças, dentro e fora do partido, sintonizadas com seus valores originais.

LUCIANO DE FREITAS BORGES (Brasília, DF)

*

A vitória do PT no pleito paulistano corrobora o que já disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao defender uma grande mudança política no PSDB. Para ele, é fundamental eliminar o estereótipo de "partido dos ricos" e, além disso, alinhar a forma de governo aos interesses básicos da sociedade. Sem isso, a tendência de enfraquecimento da oposição é cada vez mais crível no país. No que tange à derrota de Serra, sua imagem no PSDB fica bastante comprometida. Sem dúvida, a eleição presidencial de 2014 será um divisor de águas para os tucanos.

ROGER COSTA GOUVEIA (São Paulo, SP)

*

No texto "SP, 35 graus", Vinicius Mota comentou o quadro político em São Paulo com a eleição de Haddad. Mota atingiu o ponto central das discussões sobre a necessidade de "conquistar a classe média". A necessidade do PT é atrair a classe média tradicional, avessa às politicas sociais.

LUCIANO CARVALHO DE OLIVEIRA (São Paulo, SP)

*

PARTICIPAÇÃO

Siga o Painel do Leitor no Twitter

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor.online@grupofolha.com.br

 

EnqueteVeja +

'Rolezinhos'

A polícia deve impedir os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos?

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página