Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Leitores divergem de coluna contra a liberação do cultivo de maconha

Publicidade

O colunista Rogério Gentile usa o comércio ilegal do cigarro como argumento para a não legalização da maconha. Se seguirmos sua reflexão, seríamos obrigados a criminalizar qualquer produto legal fabricado no planeta, pois todos são passíveis de contrabando ou falsificação.

JOSÉ REINALDO BALDIM (Dourado, SP)

*

Entendi o real propósito do artigo de Maria Ângela D'Incao no final do texto: a legalização das drogas e seu controle pela Estado. Como argumentou Rogério Gentile, o controle estatal do comércio de drogas seria tão bom quanto é o controle da venda de cigarros. Ingenuidade é acreditar que o PCC abrirá, com uma nova lei de drogas, uma S.A. para seus produtos.

RAPHAEL MADEIRA (São Paulo, SP)

*

Rogério Gentile acredita que liberar o cultivo da maconha em "âmbito doméstico" não trará nenhum benefício à população. Veja o exemplo dos EUA, quando foi proibido o comércio de bebidas alcoólicas –a chamada "Lei Seca". A consequência foi o comércio ilegal através do contrabando. Se o consumo de qualquer substância for proibido em um país, podemos prever que haverá comércio ilegal. Todos sabemos o que cigarro e maconha fazem à saúde, mas o cigarro não altera o comportamento do fumante. Acho que o consumo de maconha, como o de cigarros, deveria ser liberado e que todos fossem responsáveis pelo seu comportamento. Proibir não é solução, sabemos que situações forçadas não duram muito tempo.

JAIME FLORENCIO MARTINS, professor da Universidade Federal de Ouro Preto (Ouro Preto, MG)

*

PARTICIPAÇÃO

Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@uol.com.br

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade Deus

Enquete

Copa do Mundo

As ações israelenses na faixa de Gaza estão sendo excessivas?

As ações israelenses na faixa de Gaza estão sendo excessivas?

Meu Olhar

Agenda Folha

Reprodução Coleção traz disco gravado ao vivo por Elis e Jair Rodrigues

Livraria da Folha

Publicidade
Publicidade

Folha Shop

TV LED TV LED HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página