Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

03/03/2012 - 11h58

Coleção Folha destaca as guerras que envolveram o Brasil

DE SÃO PAULO

As guerras parecem hoje uma realidade distante para a maioria dos brasileiros, vistas como fatos mais relacionados ao cotidiano de outros países. Mas houve um tempo em que o Brasil se transformava à custa da violência.

A índole pacífica da população, sublinhada por antropólogos ao longo da história, não os impediu de se envolver em batalhas sangrentas.

As fotos do oitavo volume da Coleção Folha Fotos Antigas do Brasil retratam os conflitos mais importantes em que o país esteve envolvido entre 1864 e 1945.

Das guerras externas --a do Paraguai (1864-1870) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945)-- aos confrontos internos, como a Revolução Constitucionalista (1932), as imagens vão do século 19 aos anos 1950.

Acervo Museu Paulista da USP
Combatentes da Revolução Constitucionalista, em foto de 1932, em São Paulo
Combatentes da Revolução Constitucionalista, em foto de 1932, em São Paulo

Dividido em cinco partes temáticas: "Guerras e Batalhas", "Confrontos e Registros Oficiais", "Império", "República Velha" e "Era Vargas", o livro reúne fotos dos principais conflitos envolvendo o país.

São imagens registradas por anônimos e por pioneiros como Marc Ferrez (1843-1923) e Claro Jansson (1877-1954). Muitas delas foram feitas sob encomenda para legitimar a ação dos vencedores.

A coleção, dedicada a apresentar algumas das fotografias mais importantes realizadas no país entre 1840 e 1960, tem 20 volumes.

A série, que procura mostrar grandes acontecimentos e cenas do cotidiano, é um registro ilustrado da história do país Ðuma narrativa do cotidiano contada por intermédio da fotografia.

As cenas foram captadas por fotógrafos que entraram para a história como testemunhas oculares e protagonistas da consolidação da fotografia como arte no Brasil.

As cerca de 900 imagens que compõem os livros desta coleção fazem parte dos principais acervos do país, como o do Instituto Moreira Salles (apoiador da coleção), o do Arquivo Público do Estado de São Paulo e o da Fundação Pierre Verger.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página