Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

26/08/2012 - 11h34

Coleção traz a força da voz envolvente de Nina Simone

DE SÃO PAULO

Nina Simone (1933-2003) transitou com liberdade entre blues, folk, pop, canções francesas e ritmos de origem africana. Foi uma das grandes divas do jazz e considerada uma das melhores compositoras de sua época.

Parte de seu legado musical está reunido no sexto volume da Coleção Folha Grandes Vozes, que chega às bancas no próximo domingo, 2/9.

O álbum traz os clássicos "Mississippi Goddam", "I Put a Spell on You", "The Other Woman", "Wild is the Wind" e "Love Me or Leave Me".

OUÇA TRECHOS DE MÚSICAS DE NINA SIMONE

Ouça

Nascida na Carolina do Norte em uma família humilde, Simone estudou piano na Juilliard School, em Nova York, oportunidade rara para uma mulher negra nos Estados Unidos dos anos 1950.

Pretendia se tornar uma artista erudita, considerando o jazz e o blues como estilos musicais menos relevantes.

"Eu apenas sabia música clássica, que, para mim, era a única música verdadeira. O que aconteceu é que descobri que tinha uma voz e o talento para misturar o erudito e o popular", disse a cantora.

Para sobreviver, Nina Simone passou a tocar e cantar num clube de Atlantic City, ganhando fama e admiradores.

Em 1959, ela lançou seu primeiro single, "I Loves You, Porgy", um sucesso instantâneo. Mais tarde, gravou uma versão para "My Baby Just Cares For Me", que tornou-se uma das músicas mais ouvidas do século 20.

No auge de sua fama, Simone se associou ao movimento de luta por direitos civis dos negros norte-americanos, ligando-se a líderes como Lorraine Hansberry e Malcolm X.

A cantora viveu em diversos países como Barbados, Suíça, Libéria, Holanda e Inglaterra, antes de se mudar definitivamente para o sul da França, onde passou seus últimos anos de vida.

Editoria de Arte/Folhapress

ENTRE ESTILOS

Da voz marcante de Louis Armstrong ao timbre dramático de Édith Piaf, passando pela força de Nina Simone, a Coleção Folha Grandes Vozes traz uma multiplicidade de ritmos e estilos musicais.

Ao todo, serão lançados 25 volumes a cada domingo, constituídos por um livro de bolso com a biografia do cantor e um disco reunindo as músicas mais representativas de cada um desses artistas, que ajudaram a forjar a música do século 20.

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página