Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

06/04/2013 - 10h08

Coleção traz valsas e balés famosos de Tchaikovsky

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
DE SÃO PAULO

Tchaikovsky está no volume dez da Coleção Folha Música Clássica para Crianças, que marca a metade da viagem dos personagens Dó e Mi em busca de conhecimento.

Curta o Painel do Leitor no Facebook
Siga o Painel do Leitor no Twitter
Leia mais sobre as aventuras de Dó e Mi
Veja como adquirir a Coleção

E a marca vem com estilo. As valsas e marchas do russo soam como boa companhia para os jogos propostos aos leitores pelo livro da Coleção.

O CD inclui trechos de "A Bela Adormecida", "O Quebra-Nozes" e "O Lago dos Cisnes" --todos balés conhecidos e presentes no imaginário infantil por causa de desenhos animados e filmes.

Aos fragmentos de composições clássicas selecionados correspondem, nas páginas finais do volume, a sugestões de brincadeiras inspiradas nas danças chinesas, no quebra-nozes, em borboletas rodeando flores e em cisnes nadando num lago.

Como Dó e Mi conferem em sua viagem à Rússia do século 19, Tchaikovsky foi um dos grandes musicistas de seu tempo que abandonaram uma carreira burocrática --jurídica, nesse caso-- e abraçaram a música.

Para o russo, a troca parece ter valido a pena: suas sinfonias, balés e óperas, entre outros estilos, garantiram seu reconhecimento em vida na Rússia, no resto da Europa e nos Estados Unidos, onde regeu uma orquestra na abertura do Carnegie Hall --importante sala de concertos de Nova York--, em 1891.

OUÇA TRECHOS DE TCHAIKOVSKY

Tchaikovsky

COLEÇÃO

A Coleção é direcionada aos pequenos mas mantém um foco nos pais, educadores e cuidadores, na medida em que propõe atividades em que crianças e adultos interagem e divertem-se juntos.

Cada volume traz a biografia ilustrada de um compositor e é acompanhado por um CD que reúne trechos de suas composições mais reconhecidas no mundo infantil.

Com poder criador e libertador, a Coleção é um recurso educativo para o desenvolvimento das crianças, inserindo-as no mundo dos compositores por meio de uma linguagem simples e didática.

Vídeo

Os livros foram escritos pelas portuguesas Isabel Zambujal e Maria Pedro. Já os desenhos ficaram a cargo de desenhistas diversos, que, com seu traço autoral, dão ao conjunto um aspecto que varia do simples ao mais elaborado, mas sempre imaginativo e instigante.

As últimas páginas de cada livro trazem atividades para a criança brincar e criar ao som das melodias. É assim que jogos, passatempos, teatrinho e brincadeiras auxiliam na fixação, de forma divertida, do que foi apresentado.

Ao todos, são 20 títulos com capa dura e 32 páginas coloridas em papel de qualidade. Que a música atemporal do passado embale sonhos e brincadeiras.

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página