Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
07/10/2007 - 02h30

Funcionalismo, Ciência, Talidomida, STF, 'Duas Caras'

da Folha Online

Funcionalismo

"A frase do presidente Lula - 'as pessoas estão pagando mais impostos porque estão ganhando mais' - causa-me medo, porque passa a ser uma verdade imposta. É claro que o presidente não tem culpa de uma professora aposentada de São Paulo não ter aumento salarial há 14 anos, desde que o PSDB governa este Estado, porque se instituiu a política do bônus, que exclui a classe dos aposentados de qualquer reajuste. Mas o presidente tem culpa de pagarmos impostos altíssimos."

SUELI ARRUDA, (Birigui, SP)

-

Ciência

"A reportagem 'Cientista reclama de salário a Lula' (Ciência, 5/10) trata de um tema que não tem recebido a devida atenção da imprensa. A criação da carreira de ciência e tecnologia, há uma década, foi justificada como uma forma de unificar de forma racional os cientistas e técnicos que desenvolvem essa atividade estratégica, em diferentes instituições ligadas a vários ministérios.
Apesar dos defeitos da carreira, essa tentativa tinha seus méritos. Agora, desfez-se qualquer sombra de racionalidade: entrar ou sair nessa carreira convém quando uma ou outro movimento representa um ganho salarial. E ganho salarial - justo, diga-se de passagem - tiveram as instituições que saíram do quadro dessa carreira. O saldo dessa falta de 'fidelidade' à carreira é que atividades igualmente importantes, nas diferentes instituições, hoje correspondem a remunerações muito diferentes - uma irracionalidade total."

ALBERTO PASSOS GUIMARÃES, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Rio de Janeiro, RJ)

-

Talidomida

"A Associação Brasileira dos Portadores da Síndrome da Talidomida vem a público contra às declarações de Maria Leide Wand-Del-Rey de Oliveira (Secretaria de Vigilância em Saúde), na Folha ('Cotidiano', 3/ 10). Essa representante de governo demostra seu total desconhecimento sobre a questão da talidomida e principalmente uma atitude preconceituosa em relação às mães das crianças, acusando-as de terem tentado aborto. Ela não tem nenhuma informacão sobre isto: é apenas sua opinião pessoal transformada em 'fato'. Absurdamente fala em contrabando para dentro do país, quando todos sabem que a talidomida está disponivel pelo nosso próprio governo de graça nos postos. Não podemos admitir que as vítimas mães sejam colocadas no banco das rés."

CLAUDIA MARQUES MAXIMINO, presidente da ABPST (São Paulo, SP)

-

STF

"Assisti aos debates no STF sobre fidelidade partidária. Então descobri que o país não precisa dos Poderes Legislativo e Executivo. Basta o Judiciário em todos os níveis. Mesmo que alguns ministros sejam suspeitos de favorecimento de delinqüentes multimilionários, como Cacciola e o tal suíço que deu golpe de milhões de euros lá na Europa. Mesmo que haja ministros suspeitos de vender sentença para donos de bingo, mesmo que haja ministros que empreguem um monte de parentes ou que tenham parentes atuando como advogados em suas cortes. É uma beleza. Se a legislação é falha e não explícita, a trinca TSE/STJ/STF resolve o problema com um show de desempenho, de erudição e de produtividade (ops! Essa é demais). Mesmo que o julgamento pelo 'conselho de ética' do Judiciário seja em seção secreta e com voto secreto.

MÁRCIO MÉDICE DE CAMARGO

-

'Duas Caras'

"Sou assinante da Folha desde 2006 e, apesar de não conhecer José Dirceu, sinto-me solidário com sua história. Aguinaldo Silva, autor de 'Duas Caras', diz que tem medo de quem deixa sua própria identidade para conseguir viver. Deveria ter medo, sim, dos que perseguiam políticos e artistas neste país. Muitos talvez bem próximos de Aguinaldo Silva. Fico feliz que Clara Becker, ex-mulher de Dirceu, tenha respondido rapidamente ao autor da novela."

JALVES FIGUEIRA (Pato Branco, PR)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página