Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
08/11/2007 - 02h30

Bancos, CPMF, hospital, Bolívia, Congresso, armas. Cony

da Folha Online

Bancos

"Os balanços dos bancos que agora se divulgam onde recordes de lucratividade são obtidos sem precedentes em nenhum outro lugar do planeta são emblemáticos. Mostram que algo está errado nessa postura econômica que adotamos. Lucrar em escala celestial no setor rentista mais do que no produtivo é uma aberração de nosso capitalismo que não tem razão de ser. O resultado está nas ruas, onde uma minoria se beneficia de certa forma com o sistema e tenta se esconder em seus guetos de privilégios dos que, nada possuindo, buscam desesperadamente sobreviver. A violência urbana é apenas a ponta do iceberg desse paradoxo macroeconômico que adotamos."

JOSÉ DE ANCHIETA NOBRE DE ALMEIDA (Tijuca, RJ)

-

CPMF

"Como pré-candidato à Presidência da República, é preciso que o governador Serra venha a público justificar o por que do seu apoio à Lula em favor da CPMF, sua luta na tentativa de convencer a base parlamentar do PSDB a aprová-la e, ao mesmo tempo, por quais razões toma atitudes opostas a Geraldo Alckmin, que declara ser frontalmente contrário a este tributo."

DAVID NETO (São Paulo, SP)

*

"O nível de vilania e falta de caráter de Lula, de nossos governantes, de políticos e do PT realmente não encontra paralelo: depois de fazer todo o possível e impossível para isentar de qualquer culpa os funcionários da Infraero que desviaram quase meio bilhão de reais do erário e, ainda por cima, foram responsáveis pela morte de inúmeros passageiros em um terrível acidente, este governo ainda tem a audácia de nos impor a continuidade da CPMF a qualquer custo, para que continuemos a financiar todas as bandalheiras, falcatruas e desvios a custa de nosso trabalho e eles continuem jogando nosso dinheiro no lixo."

ANTONIO CALADO (Rio de Janeiro, RJ)

*

"O artigo do sr. Jorge Bornhausen ('Tendências/Debates', 7/11) beira ao escárnio. Cumpre lembrar que os mentores da CPMF foram os políticos do binômio PSDB/PFL. Como podem, após trabalharem a criação e implantação da exação, os do PSDB e do DEM, nesta oportunidade, após 11 anos de atraso, criticar a filha pródiga? Por que, ante os vícios e máculas hodiernamente apontados, implantaram-na? Passa ao largo do PSDB, DEM e PT o principal defeito da CPMF, bem retratado em recente estudo publicado pela FVG: o governo não aplica todo o produto arrecado da CPMF no custeio da saúde. Fosse, desde 1996, o produto bruto da CPMF investido na saúde, as classes menos favorecidas estariam compensadas com um serviço público de saúde de grande qualidade. Esse é o ponto que nenhum político deste pobre, porém valente, país quer debater. O que importa é o poder. Lembre-se, por fim, que os desvios de finalidade iniciaram no governo FHC, um dos fatores que, aliás, expurgou o então ministro Jatene da pasta da Saúde, tudo com o apoio explícito do partido do sr. Jorge Bornhausen."

ALEXANDRE OGUSUKU (Sorocaba, SP)

-

Hospital

"Quer dizer que o Hospital das Clínicas ( Cotidiano, 5/11) está, aos poucos, fechando as suas portas à população, que paga pela sua manutenção, com a desculpa de priorizar casos graves? As pessoas só podem ser atendidas lá se estiverem passando muito mal ou se viverem no bairro de Pinheiros? A saída para o resto da população é esperar piorar bastante e conseguir um 'encaminhamento adequado' depois de quanto tempo? Todo o mundo sabe que o HC sempre foi uma tábua de salvação nesta terra de ninguém. 'Parabéns' à sra. Soraia Barakat, coordenadora do projeto, por ter conseguido diminuir o atendimento em 35%! A senhora me parece uma digna representante deste governo absurdo, que nem cogita aumentar e melhorar o atendimento à patuléia, que só serve para pagar impostos que jamais retornam em serviços de qualidade."

MARIA JOSÉ COSTA GIRARDI (São Paulo, SP)

-

Bolívia

"A condução diplomática e econômica brasileira junto à Bolívia tem sido prejudicial à Petrobras e desastrosa ao Brasil. O confisco de refinarias por preços simbólicos e a inobservância de contratos, aceitos passivamente por indução de Brasília, foi um atestado de fraqueza. Desde então, ao invés de adequarmos o consumo de gás, num esforço de brasilidade, enquanto providenciamos autonomia, nos sujeitamos aos caprichos do nosso mandatário e oferecemos vantagens ao nosso algoz. Estamos mal conduzidos. A postura brasileira não condiz com a nossa grandeza."

HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

-

Congresso

"O leitor Júlio Ferreira ('Painel do Leitor', 4/11) tem razão de sobra para se preocupar com a futura presença de Marcola e Fernandinho Beira-Mar no Congresso. Se o senador Azeredo livrou-se de processo por nada ter feito 'quando era senador', e o deputado Cunha Lima 'enrolou' a Justiça por muitos anos, graças à im(p)unidade parlamentar, e agora renunciou sob aplausos, por que aqueles senhores não poderão ser eleitos e ficar protegidos? Basta que 'nada façam quando forem parlamentares'. Seu passado será apagado."

CARLOS BRISOLA MARCONDES (Florianópolis, SC)

-

Armas

"Em relação ao policial morto no interior de uma agência bancária, sugiro que a ninguém seja permitido adentrar armado em um banco. Por certo evitará tragédias como essa. O policial em questão bem que poderia ter deixado sua arma com o seu colega, que estava na viatura do lado de fora da agência."

ADAUTO FOGAÇA (São Paulo, SP)

-

Cony

"Sobre as colunas do sr. Carlos Heitor Cony, há muito estou para me manifestar e creio que chegou a hora. O texto 'A pureza da raça' ( Opinião, 4/11), mostra claramente sua formação católica de seminário, da qual ele ainda não conseguiu se livrar e revela de várias formas em seus artigos. Dizer que a questão do aborto envolve uma 'discussão religiosa' é engraçado, pois não é possível se discutir racionalmente com as religiões. Elas são dogmáticas, e não racionais; ele sabe bem disso. E mencionar o exemplo de Beethoven é fazer eco para um discurso anti-aborto totalmente retrógrado e desprovido de racionalidade científica."

GERALDO CÉSAR ROCHA (Juiz de Fora, MG)

-

Entrevista

"A entrevista de Charles Murray ( Ciência, 5/11) sobre as lamentáveis declarações do biólogo molecular James Watson exibe, e reitera, um racismo sem precedentes, fato evidente desde 'A Curva do sino', escrito com Richard Herrnstein. Nunca a colaboração entre a ciência política e a psicologia foi tão deletéria para o entendimento da ética da vida e da colaboração das culturas. Capacidades cerebrais e cognitivas de primatas humanos são idênticas e universais. Essa é a base biopolítica inegociável a ser assumida pela cultura científica e pela cultura das humanidades para todos os povos da Terra."

EDGARD DE ASSIS CARVALHO (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página