Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
02/08/2008 - 02h30

OAB, Advogados, Torturadores, SACs, Jaguaribe, Quadrinhos, Eliane

da Folha Online

OAB

"Todo cidadão de bem que se preocupa com os destinos da nação é favorável à melhoria do ensino público e/ ou privado em nosso país. O que é inadmissível é certos espertalhões, de olho no lucro fácil, se aproveitarem da prostração do MEC, que não exerce o seu papel constitucional, e sob o falso argumento da má qualidade de certos cursos de direito em nosso país, obrigarem os bacharéis de direito a submeterem ao pernicioso exame da OAB. Diante do exposto, vejo com alegria a iniciativa um pouco tardia do MEC de instituir no país um superconceito que será usado como referência para concessão ou renovação de licença de funcionamento de cursos de ensino superior. Espera-se que doravante o referido ministério assuma de vez as suas prerrogativas constitucionais, a começar pela extinção urgente do exame da Ordem. Como todos sabem, não é papel constitucional da OAB submeter ao formando de direito a tal exame. Isso é prerrogativa do Ministério da Educação. Não é justo o MEC autorizar e reconhecer as faculdades de direito e o bacharel, após receber o seu diploma, ser, pasmem, impedido pela OAB de exercer a sua profissão. Vendem-se dificuldades para colher facilidades e ainda querem punir os bacharéis de direito que fazem verdadeiro malabarismo para cursar a faculdade, sacrificando suas famílias, pagando altas mensalidades, atolados com empréstimos do Fiees e cheques especiais, e quando se formam são obrigados a submeterem ao abominável exame da OAB, cujo grau de dificuldade é tão grande que obrigam os bacharéis a enriquecerem os proprietários dos cursinhos. Presidente Lula, acabe de vez com essa excrescência do exame da ordem."

VASCO VASCONCELOS (Brasília, DF)

-

Advogados

"É por acreditarmos em democracia e em direitos iguais para todos que defendemos a inviolabilidade dos escritórios de advocacia. O sigilo é um direito de todos. A vida privada é um direito de todos. O exercício da defesa é um direito de todos. Nunca existirá democracia, se não houver possibilidade de defesa. Não se pode confundir a pessoa do advogado com a função que este exerce. A casa de um advogado pode até ser vistoriada, mas o seu escritório, nunca! Por uma razão muito simples: invadir um escritório significa quebrar o sigilo da relação cliente-advogado, ou seja, malfadar um direito há muito adquirido, o direito de defesa."

JOSÉ CARLOS ABISSAMRA FILHO, advogado (São Paulo, SP)

-

Torturadores

"Longe de mim defender os torturadores. Eles são abomináveis. No entanto, não sei se eles devem ou não ser punidos depois desse tempo todo. Será que, se a Lei de Anistia for ignorada, também serão punidos os terroristas e seqüestradores que se consideravam pretensos defensores da sociedade? A mim eles nunca defenderam. Nem pedi. Eles serão presos? Perderão as suas indenizações discutíveis? Este ato do ministro Tarso Genro é revanchismo, e deve ser ignorado. O ministro deveria se preocupar com assuntos mais importantes para o país."

MÁRIO NOGUEIRA NETO (Ponta Grossa, PR)

-

SACs

"O ministro da Justiça, Tarso Genro, apareceu irritado com o atendimento de um call center, mas tudo indica que, pelo cargo que ocupa, ele não utiliza serviços do governo federal, em particular a emissão de passaportes pela Polícia Federal, da qual é o principal responsável. O cidadão enlouquece diante da dificuldade de marcar a data para ir à Polícia Federal. O pior é que nem call center há para reclamar, e estes serviços não funcionam nos fins de semana e feriados, muito menos por 24 horas. O pior é que pagamos os impostos e as taxas para ter problemas, e não soluções."

FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

-

Jaguaribe

"Impressionante a lucidez expressa no artigo do ilustre sociólogo Hélio Jaguaribe, 'No limiar do século 21' ('Tendências/Debates, 1/8). A condição humana atual exige um esforço coletivo de reencantamento com o nosso planeta, capaz de restaurar os imensos estragos já feitos aos seus inúmeros ecossistemas. A ganância humana está devorando o planeta, e precisamos corrigir o nosso impulso consumista antes que esgotemos todos os recursos, nossos e das novas gerações. Esta correção passa pela mente de cada um, através de nossas escolhas e condutas. Desde já."

EDUARDO NASCIMENTO RADWANSKI (Aparecida, SP)

-

Quadrinhos

"Concordo com o que foi escrito pelo José Roberto Rodrigues de Albuquerque ('Painel do Leitor', 28/7). Sou assídua leitora deste jornal e tento fazer com que meu filho, de 8 anos, me acompanhe no hábito da leitura. Só que fica difícil explicar para ele o que significam quadrinhos com um homem nu ou com órgãos humanos dispostos em uma mesa. Conheço as nuances das mensagens implícitas nos quadrinhos do Angeli e do Laete, desde os bons tempos de 'Os escrotinhos', 'Bob Cuspe', 'Rê Bordosa, 'Condomínio', 'Gata e Gato', 'Overman', mas também sei reconhecer quando estão só ocupando espaço por falta de criatividade. Laerte e Angeli, voltem a fazer tiras com alegria, sarcasmo, deboche, irreverência e, sobretudo, com 'consistência', pois, quando chegamos ao caderno Ilustrada, queremos mais é extravasar."

GISELE DE OLIVEIRA RAMOS (São Paulo, SP)

-

Eliane

"Isto sim é jornalismo de qualidade! Eliane Cantanhêde ('Martírio', 1/8), com sua inteligência, mais uma vez presta um ótimo serviço aos brasileiros, tocando no ponto fundamental do formalismo de nosso pais, onde para cada ação das pessoas --físicas e jurídicas-- é aprovada uma lei e, quase sempre, ela não funciona. A famigerada lei seca, que agride a cidadania, por exemplo, não seria necessária se a lei anterior fosse cumprida com fiscalização rígida, como se está vendo agora. Até quando?"

CARLOS HOLTHAUSEN (Florianópolis, SC)

-

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página