Charge que retrata aumento da fome no Brasil é a favorita dos leitores em agosto

Ilustração de Benett ironiza declarações do presidente sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Florianópolis

A charge que ironiza as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre o aumento da fome no Brasil é a favorita dos leitores em agosto.

Publicada em 30 de agosto na edição impressa e nas redes sociais do jornal, o desenho do artista Albert Benett mostra uma criança famélica comendo restos de comida do chão. Acima de sua cabeça, há a frase "Ninguém passa fome no Brasil", que dá título à ilustração e é atribuída ao presidente. Ao lado da personagem, uma seta a nomeia de "ninguém".

"A charge de Benett publicada na Folha de hoje, na versão impressa e em todas as suas plataformas, tem como título a afirmação do presidente Jair Bolsonaro: "Ninguém passa fome no Brasil". Logo abaixo o desenho em preto, branco e nuances de cinza, de uma criança famélica comendo restos de comida do chão. Ao lado uma seta apontando para ela dizendo "ninguém".
Charge de Alberto Benett intitulada "Ninguém passa fome no Brasil" - Folhapress

"’Ninguém’ é o invisível, o inexistente, ou seja, as pessoas com quem ele [Jair Bolsonaro] nunca se preocupou e que estão nas esquinas de cada cidade com uma plaquinha escrito "fome", afirma Benett. "Essa charge surgiu quase instantaneamente, após ler a declaração absurda do presidente".

Em agosto, Bolsonaro declarou em uma entrevista que "fome para valer não existe, como da forma que é falado". Em outra ocasião, ele disse que "se a gente for a qualquer padaria, não tem ninguém pedindo para comprar pão. Não existe."

Apesar das declarações, dados apontam um aumento da insegurança alimentar no Brasil.

Segundo um inquérito divulgado em junho, 33 milhões de brasileiros sofrem com a falta de comida — patamar semelhante ao que havia sido registrado há três décadas.

Uma pesquisa Datafolha de agosto exibiu cenário semelhante, ao mostrar que um em cada três brasileiros relatou não ter tido alimentos suficientes em casa nos últimos meses.

A ilustração de Benett recebeu 61 votos de um total de 191. Todo mês, a Folha abre votação aos leitores para escolha das charges como parte do prêmio Charge do Ano – Escolha dos Leitores, criado em janeiro. No início de 2023, as 12 escolhidas disputarão a final.

Outras 40 ilustrações foram publicadas em agosto, e abordaram temas como a corrida eleitoral os manifestos em defesa da democracia; confira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.