Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
26/09/2008 - 02h30

São Paulo, planos de saúde, crianças, Lula, direitos, parto

da Folha Online

São Paulo

"Sobre a greve da Polícia Civil paulista, a Folha, assim como outros veículos de comunicação, vem publicando quadros dos salários dos delegados de polícia de todo o Brasil, onde se constata que o Estado mais rico, São Paulo, paga o menor salário dentre todos da Federação, sendo que o penúltimo lugar fica com Minas Gerais. Em comum, está o fato de que os dois Estados em questão são governados pelo PSDB, o que convenhamos não representa nenhuma surpresa, pois esse é o jeito PSDB de governar. Aqui em São Paulo se pagam os pedágios e o IPVA mais caros do Brasil. No entanto, quando o assunto é investir em segurança, educação e saúde, é só perguntar a quem se acha nas respectivas áreas."

VISCARDE DIAS GUIMARÃES (Jales, SP)

-

Planos de saúde

"Revoltante, para não dizer repugnante, o aumento de 8,76%, retroativo à 2005 ('Painel do Leitor' de ontem). Parabéns à ANS, ao Ministério Público de São Paulo e às autoridades envolvidas neste vergonhoso assalto aos nossos bolsos.
Trata-se da maneira mais eficiente de 'excluir ou banir' os idosos (que contribuem por mais de 25 a 30 anos) dos planos de saúde.
Por onde anda o fictício Estatuto do Idoso? Dorme em berço esplêndido."

ABRÃO HLEAP (São Paulo, SP)

-

Crianças

"Parabéns ao doutor Fernando Henrique de Moraes Araújo pelo artigo 'Fundos da infância e a moralidade pública' ('Tendências/Debates', 25/9).
Esperamos que, em nome dos princípios fundamentais que regem a administração pública, o procedimento das 'doações casadas' --do Imposto de Renda Retido na Fonte-- ao Fundo Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente seja banido do Conanda e dos conselhos estaduais e municipais, que atualmente o adotam, já que são tão prejudiciais para as entidades privadas como para o Poder Executivo, já que os atendimentos às crianças e aos adolescentes são atividades complementares realizadas pelas entidades e pelo poder público nos municípios e destinadas a uma única finalidade.
Além de tudo, o regramento normativo financeiro brasileiro não permite que o Poder Executivo conceda benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita, o que, neste caso, está claramente configurado.
Essa prática tão enraizada no meio do nosso povo, de exercer a caridade com o dinheiro público, é que também precisa ter hora de acabar!"

MARIA BUENO DA SILVA (Bragança Paulista, SP)

-

Governo Lula

"Assim como o presidente Lula sempre diz que não sabe das diversas maracutaias engendradas por seus aloprados assessores, mesmo que tenham sido tramadas em salas contíguas ao seu gabinete de trabalho, parece ser mais ou menos lógico que o prefeito João Paulo apele para o mesmo cínico artifício no momento em que o candidato que ele 'inventou' é flagrado fazendo uso da máquina da Prefeitura do Recife em sua campanha eleitoral. Afinal, João Paulo, assim como Lula, é 'expert' em fazer cara de paisagem nos momentos em que a barra fica pesada. Só falta agora o prefeito João Paulo assumir que tenha a mesma 'vocação de homem traído', tantas vezes invocada por Lula para justificar que pessoas de sua absoluta confiança possam ter urdido tramas tão escandalosas, 'debaixo do seu nariz', sem que ele tenha dado conta de nada. Fico pasmo com tanta ingenuidade!"

JÚLIO FERREIRA (Recife, PE)

-

Direitos individuais

"Em relação ao artigo 'A sociedade precisa ser alertada' ('Tendências/Debates', 23/9), o articulista tenta claramente aproveitar a onda de ataques à Polícia Federal para 'alertar' a sociedade sobre supostas violações aos direitos individuais pelos policiais, por meio de prisões precipitadas e de interceptações telefônicas. O alerta, entretanto, devia ser completo e preciso. Era imperioso que informasse que, na verdade, quem decreta prisões temporárias e quem autoriza interceptações é o Judiciário, após manifestação do Ministério Público. Será mesmo que só advogados estão preocupados com os direitos individuais no país e há uma 'milícia' entre as três instituições? Evidentemente que não!"

VALDEMAR LATANCE NETO, delegado da Polícia Federal (São Paulo, SP)

-

Parto

"Informo a leitora Débora Regina ('Painel do Leitor', 23/9) que por estafa materna ou sofrimento fetal 10% dos partos normais acabam em fórcipe.
A maioria das mulheres que tiveram partos normais, em alguns anos apresentaram bexiga caída, urina solta e cirurgia de períneo.
Vale a pena?"

SÉRGIO PENTEADO GUIMARÃES (São Paulo, SP)

-

Tucanos

"Com todo respeito, não posso deixar de expressar minha indignação com essa guerra entre tucanos. O sr. José Aníbal é o retrato dessa disputa, cujo arcabouço foi montado com base em interesse pessoal. Até parece que os que estão com Alckmin não esperam por uma boquinha no governo dele. A meu ver, a diferença entre as entrevistas desses senhores do PSDB é que a de Clóvis Carvalho é sincera, até porque a gestão do Kassab é de fato tucana.
Ademais, quem está com Geraldo Alckmin?"

WANDERLEY FONSECA (São Paulo, SP)

-

Aposentadoria

"Em 1996, entrei com um pedido de revisão do valor da aposentadoria, defasado e achatado em relação a outros anteriores. Isso depois de ter trabalhado por 38 anos com carteira assinada.
Agora, 12 anos depois, o processo continua encalacrado. Desta vez, na 2ª Instância da Justiça Federal, à espera de que a desembargadora julgue o pedido. Até o momento, nada.
É comovente o poder inabalável dos juízes de engavetar processos por tempo indeterminado sem que tenham de dar satisfações a quem quer que seja.
Viva a Justiça. Ou será justiça? Por que essa justiça está acima da Justiça?"

JOSUÉ RODRIGUES SILVA MACHADO (São Paulo, SP)

-

Aquecimento global

"Impressionantes as discussões em torno do aquecimento global por parte de nossas 'elites' científicas. Tanto otimistas como pessimistas conseguem encontrar 'base científica' para afirmarem suas crenças. Antigamente costumava-se dizer que dogmas eram exclusividade das religiões. Ou a religião está se tornando ciência ou a ciência está se tornando religião. Será que viveremos tempo suficiente para ver a conclusão, ou melhor, será que sobreviveremos?"

RINALDO S. COELHO (Rio de Janeiro, RJ)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página