Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
30/12/2008 - 02h30

Israel, ambiente, ano velho, sociologia

da Folha Online

Israel x Palestina

"Só vou acreditar que os Estados Unidos de Barak Obama realmente mudaram se, entre tantas guerras
que patrocinam pelo mundo, pararem de ajudar as ações criminosas de Israel contra os palestinos. E, mais que isso, que não obstruam a ONU se esta resolver levar as autoridades israelenses a julgamento
por genocídio."

CLOVIS DEITOS (Campinas, SP)

*

"Será que vai demorar muito para que seja erguido um museu em memória ao holocausto palestino perpetuado pelo Estado belicista de Israel?"

MAURÍCIO SARAIVA DE CAMPOS (São Paulo, SP)

*

"Enquanto a humanidade procura a evolução através da integração e do desenvolvimento, a Autoridade Palestina e o Estado de Israel agem como âncoras, puxando seus cidadãos para a barbárie e o atraso."

VICTOR GERMANO PEREIRA (São Paulo, SP)

*

"Ao mesmo tempo em que, atualmente empenhada em feroz campanha mundial para cassar a qualificação de 'genocídio' relativamente ao extermínio sistemático de 1,5 milhão de armênios por seu governo em 1915 pretendendo mascarar aquela matança de crianças, idosos e mulheres cristãos como 'conflito interno durante a 1ª Guerra Mundial', a Turquia vem declarar, quanto ao mais recente assassinato indiscriminado de palestinos pelo Estado de Israel na faixa de Gaza, que 'bombardear esse povo indefeso e dizer abertamente que será uma operação de longa duração é um sério crime contra a humanidade'.
Um cinismo nessa escala ofende não apenas a memória das vítimas armênias diretas como, quase um século depois, a de seus descendentes na diáspora. Para assumir posição internacional assim humanista (vocacionada, na verdade, a facilitar sua entrada 'pela porta dos fundos' na União Européia), é necessário estar investido de autoridade moral, o que o governo da Turquia logrará obter somente após um amplo reconhecimento do denominado 'Grande Mal' contra seus indefesos cidadãos armênios, único caminho para a reparação histórica daquela monstruosidade e conciliação das novas gerações."

JORGE JOÃO BURUNZUZIAN (São Paulo, SP)

-

Ambiente

"A coluna de Marina Silva de ontem foi das melhores mensagens de fim de ano que li.
De um profundo humanismo, apela para que todos nós façamos da auto-reflexão sobre nosso passado o caminho para a ação verdadeiramente transformadora. Quem acompanhava a atuação política de Marina Silva e já a via como exemplo de integridade (morei em Brasília e tive o privilégio de vê-la falar algumas vezes, transmitindo sua paixão e compromisso, sempre aplaudida de pé), agora, com 'Marina Silva-colunista' tem a chance de aprender essa integridade de outra forma: no exemplo e na busca constante de coerência entre palavras e gestos, entre o que se escreve/diz e o que se faz."

MARIA ELISA A. BRANDT (São Paulo, SP)

-

Ano velho

"E o ano velho está se findando. Um ano carregado pelas tragédias, pelas lutas políticas intermitentes, pelas tristezas nas perdas irreparáveis familiares, pelo aumento do tráfico de drogas e de influências, pelas perdas salariais dos bons trabalhadores.
Esperamos que Deus seja também brasileiro e que olhe por esta terra de Santa Cruz, abençoando-a todos os dias de 2009, fazendo, assim, o Sol brilhar mais forte para este povo sedento e cheio de esperança."

ANTONIO ROCHAEL JUNIOR (Iguape, SP)

-

Sociologia e educação física

"É com repúdio que a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo recebe a notícia de que o Estado poderá retirar as aulas de educação física do ensino médio (Cotidiano, 23/12).
Em um Estado onde as políticas públicas para a formação e desenvolvimento de talentos esportivos são ineficientes ou inexistentes, a educação física, além de ser um elemento vital para o equilíbrio social escolar, nos prestigia a cada dia com a descoberta e a revelação de novos talentos.
Tal situação conduz à frase do poeta Heinrich Heine: "Onde começam a queimar livros, terminam sempre queimando homens". Analogamente, onde se retiram disciplinas de suas crianças, não se espere um grande país."

LUIZ DELPHINO, presidente da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (São paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página