Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
21/04/2011 - 02h30

Oposição, pele, vegetarianos, ditadura

DE SÃO PAULO

Oposição

Ou o PSDB/DEM não sabem interpretar texto, ou estão nos fazendo de bobos, dizendo que "não é bem assim" o que FHC quis dizer, ou então a resposta mais convincente: estão realmente temerosos em aceitar a lucidez do referido artigo e encarar que é hora de buscar novas formas de fazer política e que, se não adaptarem aos novos tempos, correrão o risco de desaparecer. Se há tempos Eliane Cantanhêde anunciou a missa de sétimo dia do DEM, não vai demorar muito para que anuncie o sepultamento do PSDB. A primeira facada aconteceu essa semana na principal Câmara Municipal de São Paulo. O nascedouro deste PSDB que agora sangra.

LUCIANO TARSO (Uberlândia, MG)

-

Muito interessante a coluna "A hora do bafômetro", de Fernando de Barros e Silva (Opinião, 18/4). A oposição que se encontrava em total letargia nos oito anos de governo Lula, parece agora agonizar em praça publica. Primeiro veio a criação do PSD do Kassab, arregimentando políticos da oposição para a base aliada, depois, a infeliz carta do FHC, sugerindo aos correligionários priorizar a classe media e esquecer o "povão". E por fim, a aparição do líder da oposição no Senado, Aécio Neves, nas páginas policiais, com o documento de habilitação vencido e recusando-se a fazer o bafômetro em uma blitz no Rio de Janeiro.
Contrariando o parlamentar Tiririca, o que já estava ruim, pode, sim, piorar.

GUILHERME MIGLIORINI (Franca, SP)

-

Pele

O proprietário dos calçados Arezzo pode ter retirado de circulação alguns produtos que continham pele de raposa. Todavia, ao fazê-lo, as explicações soaram frias e de certo modo desinformadas. Como se pode falar em sustentabilidade apenas porque as raposas empregadas no processo são de "criadouros" e não livres na natureza? Complementou, ainda, o empresário, que não retiraria de circulação o material usado com pele de coelho porque esses últimos pertencem à cadeia alimentar. Boicotarei, não apenas agora, mas para sempre, a Arezzo.

TATIANA LA SCALA LAMBAUER (Santos, SP)

-

Vegetarianos

Gostaria que os vegans nos explicassem como a humanidade teria evoluído sem ter sido carnívora. Sabemos que em muitas regiões ou não há muito verde ou o que há não sustentaria o homem. Também poderiam explicar como poderíamos produzir vegetais e cereais suficientes para a população atual sem destruir nossas florestas e ecossistemas. Aguardo as soluções para me tornar um vegan, sem, claro que destrua o planeta.

FRANCISCO DA COSTA OLIVEIRA (São Paulo, SP)

-

Ditadura

O artigo "A verdade", de Eliane Cantanhêde (Opinião, 17/4), no qual comenta o artigo autobiográfico do economista Perso Arida publicado na revista "Piauí", realmente trata-se da pura verdade, ou seja, "a militância contribuiu, por vias tortas, para a volta da democracia --mas nisso se esgotara todo o seu sentido". Para quem ainda tem dúvida de que trocaríamos uma ditadura de direita por uma pior e sanguinária de esquerda, indico a leitura do obra do escritor russo Alexander Soljenitsin com o título "Arquipélago Gulag" -- escrita entre 1958 e 1967, publicada no Ocidente em 1973. Ali temos uma clara noção da forma como as reformas seriam implantadas pela nossa então juventude esquerdista, caso viessem a tomar o poder.
Também não resta dúvida que os guerrilheiros esquerdistas que se instalaram no Araguaia, caso não fossem combatidos de forma rápida e enérgica pelas nossas Forças Armadas, o Brasil poderia estar com um problema idêntico as Farc colombiana, que quer criar um Estado dentro do Estado colombiano e não consegue.

NICOLAU WALDEMAR LAMBORT coronel da reserva da PM (Araraquara, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página