Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
13/09/2011 - 02h30

11 de Setembro, Judiciário, corrupção, nova CPMF

DE SÃO PAULO

11 de Setembro

O caderno especial da Folha sobre o 11 de Setembro ficou ótimo, abrangendo e revelando outros pilares que os atentados de 2001 abalaram. Parabéns ao jornal, que não se preocupou em olhar o fato de um só ângulo, mas de vários, correlacionando pontos para a compreensão do assunto.

VINÍCIUS BERNARDES MONDIN GUIDIO (São Paulo, SP)

-

Judiciário

A propósito da reportagem "De cada 100 decisões de juízes, só 16 foram executadas em 2010" (Poder, 30/8), acho uma falta de respeito com a nossa sociedade o congestionamento dos processos. Enquanto não resolvem o problema entre eles, nós ficamos sem respostas e com milhares de processos sem solução.

NAYARA DOS SANTOS SILVA (São Paulo, SP)

-

Corrupção

A imprensa precisa parar com essa conversa de sempre atribuir à presidente Dilma Rousseff a propalada "faxina" no governo. A presidente, até onde se sabe, não moveu uma palha para começar essa limpeza --sobre a qual, diga-se de passagem, nem se fala mais a respeito. Foi tudo obra de investigação e denúncia da imprensa em geral. E, a propósito, ricamente documentada.

JOSÉ MARQUES (São Paulo, SP)

-

Nova CPMF

Discute-se a volta ou não da CPMF. Governistas justificam o tributo como única forma de custear a Saúde. Oposicionistas batem contra. O tema foi transformado em luta política, enquanto o povo sofre e morre nas filas de hospitais, ambulatórios e até de maternidades. Até a presidente Dilma acabou entrando na discussão ao dizer que "a CPMF foi um engodo" ao não usar o arrecadado para a Saúde.
É necessário encontrar, e rápido, alguma forma para financiar e garantir o atendimento médico-hospitalar à população. Não dá mais para continuar a política do faz de conta, pois, em vez de atender ao paciente, o sistema público de saúde é uma verdadeira tortura.
O poder público precisa, de imediato, resolver a questão dos recursos necessários ao setor, mesmo que para isso tenha de beber do cálice amargo e impopular da criação de novas formas de arrecadação. Mas não pode, nem de longe, repetir o erro da destinação da CPMF. Tudo deve ser feito com a máxima transparência, controle e eficiência. E a classe política tem o dever patriótico de não levar a questão para o terreno do impasse pois, a cada dia que a saúde pública passa sem solução, mais brasileiros vão morrendo desassistidos. Chega de tortura...

DIRCEU CARDOSO GONÇALVES (São Paulo, SP)

 
 

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo - SP, CEP 01202-900).

As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Serviço de Atendimento ao Assinante:

0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman:

0800-015-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade


Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página