Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

23/11/2012 - 23h33

Prefeitura deveria ampliar dias de funcionamento da ciclofaixa em SP?

DE SÃO PAULO

Ao mesmo tempo que agradou parte do paulistanos, o funcionamento das ciclofaixas (quando uma das faixas da via pública é separada para ciclistas) em São Paulo causou revolta a motoristas de carros, que viram as habituais vias de carros serem ocupadas por ciclistas.

Atualmente, a cidade conta com 67 km de ciclofaixas operacionais, com funcionamento aos domingos e feriados nacionais, das 7 às 16h. A intenção da prefeitura é aumentar para 100,3 km a extensão da ciclofaixa na cidade até dezembro, com uma nova via a ser inaugurada na zona sul.

Diante dos elogios e da reclamação de alguns cidadãos, perguntamos ao leitor:

Prefeitura deveria ampliar dias de funcionamento da ciclofaixa em SP?

SIM

A bicicleta é um dos meios de transporte mais saudáveis e eficientes da atualidade por não poluir, não causar engarrafamentos e ser de extrema utilidade nas locomoções de curta e média distância, sem contar os benefícios para a saúde do usuário. Esse meio de transporte e lazer tem que ser encarado como uma das soluções para o caos que se instalou no trânsito. As autoridades púbicas devem ampliar as ciclovias existentes e investir na educação dos usuários.

Romualdo B. Andrade (São Paulo, SP)

NÃO

É um despropósito ver a confusão instalada no trânsito da cidade, principalmente na região central, para que algumas dezenas de pessoas se divirtam aos domingos com a ciclofaixa. O uso é pequeno; todavia, observamos que até aos domingos temos que enfrentar trânsito congestionado na cidade devido a interdição de faixas de ruas e avenidas, além dos custos, que creio altos, porque a cada 100 ou 200 metros existe ou um agente da CET, ou uma pessoa orientando o trânsito nas ciclovias. Quem quiser se divertir com a bicicleta que vá aos parques ou procure ruas menos movimentadas da cidade.

José Roberto Palombarini (São Paulo, SP)

ISRAEL/GAZA

É impressionante como muitas pessoas têm uma certa sedução pelo conflito entre Israel e Palestina. Enquanto o presidente da Síria matava mais de 30 mil sírios, pouquíssimos apareciam para comentar ou protestar. Muitos menos quando, durante todo o ano, israelenses tinham que correr diariamente para abrigos para fugir dos foguetes do Hamas. Mas basta Israel revidar um ataque para virem os protestos. Na realidade, o que deve os incomodar mesmo é ver judeus podendo se defender.

Artur Holender (São Paulo, SP)

Jim Hollander - 15.nov.2012/Efe
Sistema de defesa israelense lança míssil de interceptação contra foguete palestino, próximo à faixa de Gaza
Sistema de defesa israelense lança míssil de interceptação contra foguete palestino, próximo à faixa de Gaza

SEGURANÇA PÚBLICA

Estamos vivendo em São Paulo (e em outros lugares, vide cidades de Santa Catarina) um estado de subversão e terrorismo. Representantes da ordem e segurança pública estão sendo massacrados. De forma aleatória, civis, incluindo crianças, estão sendo vítimas de execuções e "balas perdidas". Houve um tempo em que íamos aos cinemas e restaurantes à noite com nossos filhos, e retornávamos em segurança para nossos lares. Hoje, o pavor impera, mesmo à luz do sol. Algo, de extrema eficácia, precisa ser feito.

Rubem Prado Hoffmann Junior (São Paulo, SP)

PAULO MALUF

Quando diz que não tem dinheiro em paraíso fiscal, Paulo Maluf tem razão. Ele não tem mesmo, pois o dinheiro que lá está é nosso, ou seja, de todos os paulistanos.

Ademir F. da Cunha (São José dos Campos, SP)

 

Publicidade

Acompanhe a Folha no Twitter

Publicidade

As Últimas que Você não Leu

  1.  

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página