Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2011 - 17h17

PF apreende propaganda irregular do plebiscito do Pará

Publicidade

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

A Polícia Federal apreendeu, em uma gráfica de Belém, 321 camisetas com propaganda eleitoral irregular a favor da criação do Estado de Carajás.

O material, encontrado nesta quinta-feira (3) após denúncia anônima ao Ministério Público Federal, é o primeiro caso de propaganda irregular envolvendo o plebiscito sobre a divisão do Pará.

A votação ocorrerá em 11 de dezembro, quando os paraenses decidirão sobre o desmembramento do Estado em outros dois: Carajás (região sul) e Tapajós (oeste).

As camisetas, com modelos em cor verde e em cor amarela, tinham a inscrição "Sim Carajás".

Resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o plebiscito veda a confecção, utilização e distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes e cestas básicas.

O Ministério Público Federal analisa se abrirá processo contra a frente pela criação de Carajás, apesar de não ter ainda encontrado provas que a responsabilize pelo caso.

O deputado estadual João Salame Neto (PPS), presidente da frente, negou responsabilidade sobre a confecção das camisetas.

"Também quero saber quem foi que encomendou. Não temos interesse em fazer uma campanha fora das regras", afirmou.

No mês passado, o Ministério Público Federal emitiu notificação para o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) sobre um possível showmício que seria realizado em Manaus a favor da criação de Tapajós.

O caso, porém, não chegou a configurar propaganda irregular, pois o alerta ocorreu antes do evento.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página