Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2012 - 07h15

STF vota em acusações de lavagem de dinheiro no mensalão nesta quinta

Publicidade

DE SÃO PAULO

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quinta-feira (13) o julgamento do mensalão com os votos dos ministros sobre as acusações de lavagem de dinheiro no Banco Rural.

A primeira a votar é a ministra Rosa Weber, seguida por Luiz Fux, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e, por fim, Ayres Britto.

Segundo o Ministério Público, os dirigentes do Banco Rural na época permitiram que o empresário Marcos Valério e seus ex-sócios movimentassem milhões de reais de forma suspeita, sem informar ao Banco Central.

Na sessão de ontem, o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, votou pela condenação dos ex-dirigentes do Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado, e de Marcos Valério e seus ex-sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, além da ex-funcionária da SMP&B Simone Vasconcelos.

Lewandowski absolveu os ex-diretores Ayanna Tenório e Vinicius Samarane, o advogado da SMP&B Ricardo Tolentino e a ex-funcionária da agência Geiza Dias.

Em seu voto, o relator Joaquim Barbosa condenou nove réus neste item, absolvendo apenas Ayanna Tenório.

Acompanhe os votos dos ministros
O que você lembra sobre o mensalão? Faça o teste e descubra
Conheça a cronologia do escândalo
Saiba de quais crimes os réus são acusados
Apesar de denúncias, Lula negou conhecer esquema do mensalão

FATIAMENTO

O tribunal aceitou a sugestão de Joaquim Barbosa e está julgando o processo pelos capítulos da denúncia apresentado pelo Ministério Público. O relator está seguindo a ordem pela qual STF aceitou a denúncia, e começou a votar pelos capítulos 2 e 3 e terminará o julgamento com a análise do primeiro capítulo.

Entenda a ordem do julgamento

Os ministros dividiram a análise do caso em duas partes. A primeira começou no dia 2 de agosto com a exposição do caso, a acusação da procuradoria-geral da República e as defesas dos réus.

Nesta segunda etapa do julgamento, as sessões têm início marcado para as 14h, e ocorrem três vezes por semana, às segundas, quartas e quintas.

O cronograma foi estabelecido pelos próprios ministros, mas pode sofrer mudanças como atrasos, que podem correr com a votação de questões de ordem eventualmente levantadas por advogados dos réus.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página