Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2012 - 14h15

Prefeito de Campinas apoiará petista no segundo turno

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE CAMPINAS

O atual prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), que concorreu à reeleição neste ano e não passou para o segundo turno, anunciou nesta quarta-feira (17) que apoiará Marcio Pochmann (PT) no pleito do dia 28.

O petista, que obteve 29% dos votos válidos no primeiro turno, disputará a prefeitura com Jonas Donizette (PSB), que ficou com 48%.

Apesar de o prefeito anunciar apoio ao PT, o PDT liberou os filiados para tomara posições individuais.

De olho nos 95 mil votos que Serafim obteve em 7 de outubro --18% dos votos válidos--, PT e PSB mobilizaram nomes de destaque nacional para ter o PDT como aliado em Campinas.

Na última semana, Serafim teve encontros com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), com o ex-ministro do Trabalho Carlos Lupi e com o presidente estadual do PDT, Paulinho da Força.

Serafim era presidente da Câmara Municipal quando os vereadores cassaram, em 2011, o então prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e, depois, seu vive e substituto, Demétrio Vilagra (PT), por omissão diante de suposto esquema de corrupção. Hélio e Vilagra negam qualquer envolvimento.

O pedetista assumiu interinamente o governo e foi eleito pelos vereadores em abril deste ano para o mandato tampão até dezembro.

A eleição indireta de Serafim foi fortemente criticada pelo PT municipal, que classificou todo o processo de "golpe político". Petistas que estavam no governo tiveram que deixar a administração, e aqueles que não o fizeram sofreram processo interno no partido para expulsão. Esses processos agora devem ser suspensos.

O PSB também buscou o apoio de Serafim, apesar das duras críticas do prefeito ao candidato Donizette durante o primeiro turno, principalmente pela atuação dele como deputado federal e pela coligação do socialista ter um nome do PSDB como candidato a vice.

Na terça-feira (16), o atual vice-prefeito de Campinas, Francisco Soares de Souza (PDT), anunciou apoio a Donizette e participou de evento ao lado do candidato na mesma noite, quando o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), esteve na cidade.

Também na terça-feira, o PMDB havia anunciado apoio a Pochmann, alegando replicar em Campinas um "projeto nacional". O PP, que teve o segundo vereador mais votado na cidade, Rafa Zimbaldi, já tinha declarado apoio ao petista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página