Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2010 - 16h02

Desembargadores confirmam liberdade provisória a condenado por morte de Dorothy

Publicidade

DE SÃO PAULO

Os desembargadores do TJ (Tribunal de Justiça) do Pará confirmaram nesta segunda-feira a liminar que concedeu liberdade provisória para o fazendeiro Regivaldo Galvão, conhecido como Taradão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da missionária americana Dorothy Stang.

Eles acompanharam o voto da relatora, desembargadora Maria de Nazaré Gouveia, e Taradão continuará em liberdade até o julgamento do recurso de apelação, interposto contra sentença condenatória.

A relatora acolheu os argumentos da defesa, que alegou constrangimento ilegal por ausência de requisitos autorizadores para a decretação da prisão.

A desembargadora destacou que o réu respondeu a todo o processo em liberdade e não causou nenhum embaraço ao andamento da instrução penal.

A desembargadora Albanira Bemerguy foi a única que divergiu do entendimento da relatora. Para ela, o réu ostenta antecedentes e, por isso, não pode ser agraciado com benefícios da lei.

Crime

Taradão foi condenado no último dia 1º de maio, a 30 anos de prisão, em regime fechado.

Aos 73 anos de idade, Dorothy foi assassinada com seis tiros em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, por defender a criação de assentamentos para sem-terra.

Sua morte foi encomendada por fazendeiros pelo valor de R$ 50 mil, segundo as investigações.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página