Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2010 - 12h28

Receita devolve ao Serpro servidora envolvida em quebra de sigilos

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Superintendência da Receita Federal em São Paulo informou nesta segunda-feira ter encaminhado ao Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) uma solicitação de retorno da servidora Adeildda Ferreira dos Santos à empresa.

Cedida à Receita, Adeildda teve seu nome envolvido na quebra de sigilo de pessoas ligadas ao PSDB, como o vice-presidente do partido, Eduardo Jorge. "A Superintendência da Receita Federal do Brasil em São Paulo informa ter encaminhado, na semana passada, ao Serviço Federal de Processamento de Dados [Serpro], uma solicitação de retorno da sra. Adeildda Ferreira Leão dos Santos àquela empresa pública. A funcionária encontrava-se até então à disposição da Agência da Receita Federal do Brasil em Mauá/SP", diz nota do fisco.

Receita em Minas diz que acesso pode ter sido apenas a dados cadastrais de EJ
Caseiro Francenildo se nega a gravar para Serra na TV
Analistas da Receita reduzem críticas para não beneficiar Serra
Para Dilma, não há motivação eleitoral no caso das quebras de sigilo
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A Polícia Federal já começou a periciar o computador da Receita usado por duas servidoras do fisco em Mauá. A 12ª Vara Federal do Distrito Federal autorizou a PF a abrir o disco rígido da máquina e extrair todos os dados nele contidos. A estação de trabalho estava sob a responsabilidade de Adeildda, mas a senha utilizada para as consultas era de Antonia Aparecida Neves Silva.

Além da análise do HD, a PF e o Ministério Público Federal também solicitaram à Justiça a quebra dos sigilos telefônico e bancário de Adeildda.

Com essas medidas, os policiais encarregados do caso esperam rastrear todos os contatos da funcionária do Serpro. Segundo a Folha apurou, a principal linha de investigação da PF é a de venda de dados fiscais na agência de Mauá.

Os policiais não descartam, contudo, a utilização política dessas informações. Conforme a Folha revelou em junho, cinco declarações de Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB circularam entre pessoas ligadas ao chamado "grupo de inteligência" da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT).

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página