Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2010 - 16h31

Roberto Gurgel lamenta manobra de Roriz e diz que PGR estuda alterar propaganda

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lamentou nesta segunda-feira que a legislação eleitoral permita manobras como a de Joaquim Roriz (PSC), que desistiu da disputa ao GDF (Governo do Distrito Federal) e indicou a mulher, Weslian Roriz, para concorrer em seu lugar.

Gurgel admitiu que, para as eleições de domingo (3), ainda não será possível mudar a legislação. Ele explicou que providências estão sendo tomadas para que a propaganda eleitoral de Roriz seja alterada. As peças publicitárias, que contam com a participação de Roriz, não deixam claro que quem vai concorrer ao GDF é Weslian, sua mulher, o que, segundo Gurgel, pode levar o eleitor a erro, achando que está votando em Roriz.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"Não tenho dúvida que se trata de um subterfúgio. A legislação eleitoral permite a prática e é preciso trabalhar para impedir esse estratagema", disse, sem detalhar as propostas em estudo. "O nosso processo eleitoral tem sido constantemente aprimorado, mas sempre há pontos que devem ser corrigidos. Esse é um dos pontos que merecem atenção do legislador", completou.

Além disso, a alteração da urna eletrônica não poderá ser feita. O eleitor, se quiser votar em Weslian, terá de votar no nome, número e foto de Joaquim Roriz. "Quanto a essa questão de fundo, não há o que fazer", disse Gurgel.

A finalidade de Roriz foi evitar a rejeição do recurso pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em que questionava a validade da Lei da Ficha Limpa no pleito deste ano. Caso fosse negado o recurso, Roriz perderia os direitos políticos por oito anos. Agora, o julgamento fica ameaçado com a perda de objeto, devido ao empate na sessão da semana passada.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página