Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2010 - 12h05

Catorze chefes de Estado confirmam presença na posse de Dilma

Publicidade

BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

Catorze chefes de Estado e de governo já confirmaram presença na cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff. Segundo o Itamaraty, estão confirmadas as autoridades máximas da Bolívia, Catar, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, El Salvador, Guatemala, Guiné, Haiti, Marrocos, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Também já confirmaram presença os vices da Espanha, Argélia e Gabão. O Itamaraty também confirmou a presença da secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, que representará o presidente Barack Obama. O ex-primeiro ministro do Japão Taro Aso também virá para a posse.

O Itamaraty, nos convites feitos às autoridades estrangeiras, havia estabelecido a data de hoje como limite para confirmação. No entanto, a coordenadora-executiva do grupo de trabalho responsável pela cerimônia de posse, Andréia Rigueira, afirma que outras confirmações ainda podem acontecer. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, ainda não confirmou, mas sua presença é provável.

À exceção do esquema detalhado de segurança, como número de homens envolvidos, todos os detalhes da cerimônia já estão definidos pelo Itamaraty. O cortejo da presidente em carro aberto --um Rolls Royce dado de presente pela Rainha Elizabeth-- começará às 14h10 de sábado, dia 1º, na Catedral de Brasília. De lá, segue para o Congresso, onde será oficialmente empossada. Depois, segue para o Palácio do Planalto, onde subirá a rampa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva a recepcionará no topo da rampa.

A transmissão da faixa presidencial ocorrerá no parlatório do palácio, por volta das 16h30. Em seguida, ela recebe os cumprimentos das autoridades estrangeiras presentes. Depois, Dilma volta ao parlatório, onde faz seu pronunciamento ao público reunido na Praça dos Três Poderes. Por fim, volta a desfilar em carro aberto até o Palácio do Itamaraty, onde será servido um coquetel. O número de convidados ainda não está confirmado, mas o salão tem capacidade para até 2.000 pessoas.

Dois ensaios foram agendados pelo Itamaraty. O primeiro, no próximo domingo (19), a partir das 14h. Devido ao baixo movimento tradicional aos domingos na Esplanada dos Ministérios, o trânsito não será fechado. O outro ensaio, já com o uso do Rolls Royce, será realizado no domingo seguinte, dia 26. Ainda não se sabe quem representará Dilma nos ensaios.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página