Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2010 - 16h17

Genoino visita Alencar e diz que vice já fala em sair da UTI

Publicidade

UIRÁ MACHADO
DE SÃO PAULO

O deputado José Genoino (PT-SP) visitou na tarde desta segunda-feira o vice-presidente José Alencar, com que conversou por cerca de 40 minutos.

Alencar está internado desde quarta-feira (22) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, quando deu entrada no local com quadro grave de hemorragia digestiva. Hoje, passa por uma nova sessão de hemodiálise, segundo boletim médico.

Se a posse de Dilma fosse hoje, Alencar não iria 'de jeito nenhum', diz médico
'Alencar é mais do que um irmão', afirma Lula
Quadro permanece estável e Alencar não apresentou mais hemorragia, diz hospital
Lula e Dilma visitam Alencar em hospital de São Paulo

Genoino afirmou que Alencar está muito lúcido e animado e repetiu o seu "grande desejo de descer a rampa do Planalto oito anos depois de tê-la subido".

Ricardo Stuckert/PR
Genoino visita Alencar e diz que vice já fala em sair da UTI
Genoino visita Alencar e diz que vice já fala em sair da UTI

Segundo o deputado, o vice disse já sentir condições de sair da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e ir para quarto.

Questionado se o vice teria condições de ir à posse de Dilma Rousseff, Genoino afirmou não poder fazer essa avaliação, mas que Alencar demonstra muita energia.

"Ele está tranquilo, não tem angústia. Disse que se a hora [da morte] chegar, chegou, mas ele está confiante que não é agora."

De acordo com o deputado, os médicos que cuidam do atendimento do político também estão tranquilos em relação ao quadro clínico do paciente.

O petista disse ainda que Alencar, sempre junto da mulher, Mariza, está "acompanhando tudo que acontece no país e conversa sobre qualquer assunto".

Na semana passada, o médico Raul Cutait afirmou que esse é o momento mais difícil pelo qual Alencar está passando. "A doença começa a ficar mais agressiva e as possibilidades de tratamento mais cerceadas. Embora todos continuem lutando com extremo envolvimento, a gente percebe que a situação não está mais tão tranquila", disse o médico na ocasião.

Genoino também visitou o ex-ministro Luiz Gushiken, internado no hospital por motivos desconhecidos.

CRONOLOGIA

No dia 27 de novembro, o vice foi operado para desobstruir o intestino. Após cinco horas de cirurgia, os médicos extraíram dois nódulos e 20 centímetros de seu intestino delgado.

Desde então, em idas e vindas no Sírio-Libanês, não chegou a passar mais de seis dias fora do hospital.

Sua 17ª cirurgia, no dia 22, durou três horas e não atingiu o objetivo: uma aderência na região do abdome impediu que os médicos alcançassem o tumor.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página