Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2011 - 20h04

Três fazendas são desocupadas pelos sem terra no interior paulista

Publicidade

GUILHERME VOITCH
DE SÃO PAULO

Três fazendas do interior de São Paulo invadidas por integrantes de movimentos sem terra obtiveram mandados de reintegração de posse e já foram desocupadas.

Segundo o Incra, duas das propriedades estão localizadas em Rinópolis (551 Km de SP) e uma em Monte Castelo (548 Km de SP).

Rainha não descarta ampliar invasões do MST no Pontal do Paranapanema
Sem-terra dizem ter invadido 23 propriedades no interior de SP
Sem-terra invadem quatro fazendas no interior de SP

O Incra e o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de SP) divergem quanto ao número de propriedades que permanecem ocupadas.

O Incra fala em 14 fazendas, ante seis no levantamento do Itesp.

As invasões tiveram início há cerca de dez dias e são lideradas pelo militante José Rainha, que denomina a mobilização como "janeiro quente".

Segundo ele, cerca de 5.000 famílias ligadas a entidades como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Uniterra e MLST (Movimento de Libertação dos Sem-Terra) participam das invasões, que chegam a 39 fazendas.

Rainha diz que busca uma audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, para discutir sobre a questão agrária em São Paulo.

"O Estado merece uma atenção especial. Temos 8.000 famílias acampadas e terras em que a Justiça já decidiu pela desapropriação", diz.

A direção do MST diz que não está envolvida nas ações e que Rainha não faz parte da entidade.

O presidente da UDR (União Democrática Ruralista), Nabhan Garcia, afirmou ontem que os proprietários de terra vão ajudar a polícia na identificação dos invasores.

"Vou me reunir com a Polícia Civil e militar. Queremos que essas pessoas sejam responsabilizadas civil e criminalmente por invasão de propriedade privada, formação de quadrilha e apologia ao crime."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página