Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2011 - 15h49

Presidente da Câmara classifica decisão do STF como 'acertada'

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), classificou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de que a Lei da Ficha Limpa não vale para as eleições de 2010 como "acertada e equilibrada".

Para ele, os ministros garantiram que a Constituição fosse seguida. "Precisamos ressaltar a justeza e a importância do projeto da Ficha Limpa que é uma vitória da sociedade brasileira. Por outro lado, acho também que o STF cumpriu com seu papel que é o de garantir que a Constituição seja efetivamente respeitada", afirmou.

STF anula validade da Ficha Limpa para eleições de 2010
Senadora critica voto de Luiz Fux contra Ficha Limpa em 2010
Fux vota contra validade da Ficha Limpa para eleições de 2010
Mendes mantém voto contra aplicação da Ficha Limpa na eleição 2010
Validade da Ficha Limpa em 2010 é um 'acerto', diz procurador
Casal Capiberibe comemora decisão sobre Ficha Limpa

Maia disse ainda que o STF votar, debater e discutir a Ficha Limpa representa um avanço na política brasileira. Para ele, o importante agora é ressaltar que a lei é realidade.

"As próximas eleições já acontecerão sob a sua eficácia e sua existência, o que vai permitir eleições mais transparentes e limpas no Brasil", afirmou.

Por 6 votos a 5, a Corte decidiu que a lei não deve ser aplicada às eleições de 2010 por desrespeito ao artigo 16 da Constituição, que trata da anterioridade da lei eleitoral.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página