Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2011 - 23h04

Em evento de filiação de Fruet, PDT cobra aliança do PT para 2012

Publicidade

ESTELITA HASS CARAZZAI
DE CURITIBA

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), e o ex-senador paranaense Osmar Dias (PDT) cobraram, nesta quinta-feira (6), a formação de uma aliança com o PT para as eleições municipais de 2012 no Paraná.

As declarações foram dadas durante o evento de filiação do ex-deputado Gustavo Fruet ao PDT --partido pelo qual é pré-candidato a prefeito de Curitiba.

Ex-tucano, Gustavo Fruet anuncia filiação ao PDT

Fruet, que foi deputado federal por três mandatos, deixou o PSDB em julho por não encontrar apoio para disputar a prefeitura.

Agora, ele tentará formar uma ampla aliança em torno de sua candidatura para enfrentar o atual prefeito Luciano Ducci (PSB), que tem o apoio dos tucanos e do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) --também presidente estadual do PSDB e de quem Ducci era vice até o ano passado.

"Eu espero que os partidos que compõem a base do governo Dilma estejam juntos nessa eleição. Seria um gesto até de retribuição pelo que o PDT fez em 2010", afirmou Osmar Dias, que foi candidato ao governo do Paraná no ano passado, numa aliança com PT e PMDB.

Dias lembrou que, mesmo perdendo a eleição para governador, saiu em campanha por Dilma Rousseff (PT) no segundo turno "para mostrar lealdade". "Eu acredito que o PT tenha essa consciência", disse.

Já o ministro Lupi, que é presidente nacional licenciado do PDT, afirmou que já está trabalhando pela aliança de Fruet, "conversando com muita gente".

"Pode ter certeza que o PT vai estar junto, porque sabe que o Gustavo Fruet é garantia de uma administração séria, honrada e que vai levar nossas bandeiras nacionais para o Paraná", declarou.

"A base aliada do governo Dilma, se tiver coerência, tem que estar ao lado desse homem [Fruet]", disse o ministro.

DISPUTA INTERNA

Parte do PT quer lançar candidato próprio à Prefeitura de Curitiba. São pré-candidatos o deputado federal Dr. Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri.

Outra ala vê com bons olhos a aliança com Fruet --inclusive a liderada pelos ministros Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, que fizeram campanha com Osmar Dias em 2010.

O ex-senador disse que conversou com Gleisi na última segunda-feira e que a ministra "foi muito receptiva" à ideia de o PT formar uma chapa com Fruet.

"Evidentemente que o processo [de decisão] dentro do PT a gente já conhece; ele é muito discutido e a gente respeita isso", disse Dias, segundo o qual o apoio tem que ser "espontâneo".

Também são pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba o deputado federal Ratinho Jr. (PSC), o ex-prefeito Rafael Greca (PMDB) e o deputado estadual Ney Leprevost, pelo PSD.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página