Pinterest permite que usuários optem por não ser rastreados
No Vale do Silício há centenas de empresas que monitoram os hábitos das pessoas com a esperança de oferecer publicidade mais intrusiva. Existem, em comparação, muito poucas start-ups da região que dão às pessoas a oportunidade de optar por ficar de fora desse monitoramento.
Na sexta-feira (26), o Pinterest, que permite aos usuários compartilhar fotos e outras mídias em "pinboards" personalizados, juntou-se à curta lista de empresas que dão às pessoas essa opção.
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Tela da rede social Pinterest, que habilitou a função Do Not Track |
Para fazer isso, o Pinterest habilitou o Do Not Track, recurso disponível em determinados navegadores de web que permite que as pessoas evitem cookies que coletam informações pessoais, bem como quaisquer cookies de terceiros, incluindo aqueles usados ​​para publicidade.
Em maio de 2012, o Twitter começou a oferecer esse recurso para as pessoas que usam a rede social. Mas o Do Not Track só funciona se um site compromete-se a reconhecê-lo.
Quanto às pessoas que não selecionarem a função Do Not Track, o Pinterest passará a observar sobre seus ombros mais do que no passado. Como o Twitter fez em 2012, o Pinterest introduziu um novo recurso que promete exibir conteúdo melhor para os usuários.
Ao mesmo tempo em que anunciou a opção Do Not Track, a empresa acrescentou um novo componente, o "board suggestions". Ele pretende descobrir o tipo certo de recomendações de conteúdo ao monitorar os sites visitados pelo usuário que tenham um botão "Pin" (fixar).
Por exemplo, se você visitar um site de culinária que exibe o "Pin", e, em seguida, for ao site do Pinterest, verá recomendações de pinboards relacionados a culinária.
Grupos de privacidade elogiaram a decisão da empresa de permitir que as pessoas evitem ser rastreadas na internet.
"É bom ver algumas empresas de destaque avançarem e adotarem esses padrões", disse Kurt Opsahl, advogado sênior da Electronic Frontier Foundation, um grupo sem fins lucrativos de defesa da privacidade, em uma entrevista por telefone. "Ao fazer isso, eles estão dizendo 'vamos respeitar as preferências de privacidade das pessoas'."
Joseph Lorenzo Hall, um técnico sênior do Centro para Democracia e Tecnologia, grupo sem fins lucrativos de política em Washington, disse que é importante que mais empresas sigam o exemplo e deem às pessoas a opção de evitar ser rastreadas em toda a web.
A própria iniciativa Do Not Track se envolveu recentemente em uma controvérsia --anunciantes se sentiram ameaçados pela tecnologia. Mas isso não impediu o Pinterest de dar às pessoas uma opção.
"Embora o consenso em torno das especificações técnicas permaneça indefinida, as pessoas estão fazendo uma escolha quando ligam o Do Not Track", disse Mike Yang, conselheiro geral do Pinterest, por e-mail. "Nós vamos respeitar essa escolha."
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