Lucro da Samsung tem queda de 6% com o aquecimento de competição em celulares
O lucro trimestral da Samsung caiu pela primeira vez em dois anos com o desaceleramento das vendas de smartphones e tablets nos países desenvolvidos.
A companhia sul-coreana divulgou nesta terça-feira uma estimativa de lucro operacional de US$ 7,8 bilhões (cerca de RS 18,5 bi) no último trimestre de 2013, o que representa uma queda de 6% na comparação com o mesmo período de 2012. O resultado foi menor do que o previsto por analistas, mas representou uma queda de 18% em comparação ao terceiro trimestre de 2013.
O lucro operacional da Samsung vinha crescendo a cada trimestre desde 2011. A companhia deve divulgar ainda neste mês o lucro líquido do quarto trimestre de 2013.
Analistas dizem que a queda na Samsung ocorreu em função de menor lucro das empresas que fornecem telas e chips para seus produtos. Com isso, os custos de comercialização do Galaxy e Galaxy Gear ficaram mais elevados.
A competição mais acirrada com o mercado chinês também pode ter afetado a companhia sul-coreana. A Apple pretende começar a vender iPhones no mercado chinês a partir da próxima semana por meio da companhia China Mobile Ltd., maior operadora de telefonia móvel do mundo.
A Samsung era responsável por 21% do mercado de smartphones na China no terceiro trimestre de 2013, enquanto a Apple respondia por 6%, de acordo com a empresa de pesquisa Canalys.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade