'Mortal Kombat' ainda vende bem e está mais forte que nunca, diz criador
Divulgação | ||
Ed Boon, criador do jogo Mortal Kombat |
"Mortal Kombat" pode ser considerado fenômeno na história dos games de luta. Lançado pela primeira vez em 1992 para fliperamas, o "Mortal Kombat" acompanhou a evolução de consoles dos últimos 22 anos e chega com força ao seu décimo episódio, "Mortal Kombat X", produzido pela NetherRealm Studios em parceria com a Warner e previsto para ser lançado abril de 2015.
Durante essas mais de duas décadas, o cocriador Ed Boon, tido como uma lenda pelo público gamer, foi atuante na série. Em entrevista à Folha na Brasil Game Show 2014, o produtor detalhou as novidades do jogo e falou sobre sua relação com a série desde que foi lançada.
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Folha – O que o "Mortal Kombat X" traz de novo para a franquia?
Ed Boon – A primeira coisa que me vem à cabeça –e que eu posso divulgar– são as três versões de cada lutador. Você poderá selecionar três tipos diferentes de personagens como Sub-Zero, Scorpion Cada um com habilidades específicas. Isso tudo com certeza agrega muito aos combates. Também é importante destacar os gráficos espetaculares proporcionados pela nova geração [de consoles].
Você também colaborou para a produção de "Injustice: Gods Among Us" [jogo de luta com personagens da DC Comics]. Isso teve alguma influência no novo "Mortal Kombat"?
As pessoas fazem essa comparação por causa das arenas com elementos interativos. O que acho justo. Mas não é a mesma coisa. O "Injustice" é mais sobre pegar carros, objetos gigantes e arremessá-los nos outros. O "Mortal Kombat" é mais pular para locais, escapar de coisas, se mover pelo cenário.
Veremos muitos personagens novos, ou o game se mantém com a base de lutadores já criada?
Eu acho que pela primeira vez vamos trazer mais lutadores novos do que em qualquer outro "Mortal Kombat"; sentimos que era hora de inovar bastante com essa nova geração de consoles para deixar o jogo "fresco" mesmo após 22 anos de seu lançamento.
Onde está situada a história?
O jogo é uma continuação de "Mortal Kombat 9" e "Mortal kombat 2011". A história é ambientada 25 anos no futuro. Ele realmente vai longe no tempo, e alguns dos personagens estão em versões bem envelhecidas.
O que "Mortal Kombat" significa para voce, como criador e jogador?
É algo pelo qual estou muito satisfeito e tenho muito orgulho. [A franquia] está mais forte do que nunca. "Mortal Kombat 9" foi o que mais vendeu até então. Não sei quantos outros games tem sequências vendendo tão bem depois de 20 anos do lançamento do original. As pessoas ainda amam a série. Os brasileiros, principalmente, adoram "Mortal Kombat".
O que faz "Mortal Kombat" sobreviver duas décadas de novas gerações de videogames?
O fato de termos nos renovado ao longo dos anos. O primeiro jogo, por exemplo, tem uma forma de jogar totalmente diferente do "Mortal Kombat X". Passamos por muitas gerações de console –Super Nintendo, Nintendo 64, PS2, PS3, PS4 e todos os Xbox. Cada nova versão do jogo é diferente e adiciona algo novo à franquia. Dessa forma, as pessoas não ficam enjoadas.
Adiciona algo novo, mas ainda é "Mortal Kombat"...
Exatamente. É esse o equilíbrio que queremos manter.
Colaborou ANDERSON LEONARDO
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