Buscas no Google atingem menor nível desde 2009 nos EUA, diz pesquisa
A participação do Google no mercado de buscas norte-americano atingiu em dezembro o seu menor nível desde 2009, de acordo com a consultoria StatCounter.
A ferramenta da companhia foi responsável por 75,2% das buscas nos EUA no último mês –em dezembro de 2013, concentrava 79,3% das pesquisas on-line.
O Yahoo!, por outro lado, obteve a sua maior participação desde 2009, conseguindo 10,37% do mercado, aumento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Segundo a consultoria, um dos motivos da mudança foi a substituição do Google pelo Yahoo! como buscador padrão do navegador FireFox, da Mozilla.
A troca foi feita no final de novembro, quando o Google tinha 77,29% do mercado americano e o Yahoo! 8,6%.
"A 'jogada' da Mozilla teve um claro impacto sobre as buscas nos EUA", comentou Aodhan Cullen, presidente-executivo da StatCounter, em um comunicado à imprensa. "A questão, agora, é se os usuários do Firefox vão voltar para o Google".
Segundo ele, cerca de 12% dos internautas americanos utilizam o Firefox para navegar.
No Brasil, a mudança não trouxe o mesmo reflexo. O uso da ferramenta de busca do Google manteve-se na casa dos 93% na comparação entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade