Novo Fox será o primeiro carro feito no Brasil com o CarPlay, da Apple
A Volkswagen anunciou nesta quarta-feira (3) que a próxima versão do Fox (modelo 2016) terá compatibilidade com as plataformas de "carro conectado" CarPlay, da Apple, e Android Auto, do Google. O sistema custa a partir de R$ 2.150.
Será o primeiro carro feito no Brasil com suporte ao CarPlay e, provavelmente, também o que estreará o Android Auto, que ainda não pode ser usado no país, diferentemente do primeiro –já disponível em alguns modelos importados.
Por meio de um terceiro padrão, chamado Mirrorlink (mantido por um consórcio de montadoras e empresas de tecnologia), o automóvel será compatível com o Android quando de seu lançamento, o que deve acontecer no terceiro trimestre deste ano.
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Painel do Fox 2016, compatível com Android e iOS |
As primeiras unidades do Fox 2016 começarão a chegar na semana que vem às concessionárias, segundo a empresa.
"A ideia é permitir que o cliente use seu smartphone enquanto dirige, seja ele de qual marca for, sem correr riscos", diz Marcus Sousa, engenheiro de produto da Volkswagen.
O Mirrorlink também funciona com alguns modelos de celular da Microsoft –os primórdios dessa tecnologia estão ligados à Nokia, hoje parte da empresa criadora do Windows.
As tecnologias permitem que o motorista use o painel do carro como uma extensão do seu smartphone, com o qual o sistema se conecta por um cabo USB.
Os apps têm de ser adaptados para evitar distrair o usuário e facilitar o uso e a visibilidade. Há, por exemplo, ícones maiores e mais comandos de voz. Chamadas telefônicas, mensagens e navegação por GPS também são integrados.
A versão básica do sistema, intitulada Composition Media, é a com preço de R$ 2.150. A versão Discover Media, que tem mapas integrados e duas entradas para cartão SD (em vez de uma), sai por R$ 2.900. Ambos tem tela sensível ao toque de 6,3 polegadas.
O modelo mais barato do Fox (Trendline) é incompatível com ambos sistemas –todos os demais os suportam. A versão de menor preço que pode receber o sistema, chamada Comfortline, custa R$ 45.490.
"Para o desenvolvimento, usamos a mesma plataforma do nosso grupo na Alemanha. Foi bem esportivo, já que os sistemas foram lançados recentemente", diz Sousa. "Tivemos de ampliar a capacidade de memória do rádio, entrar com os três protocolos, testar e implementar em pouquíssimo tempo."
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