Avianca tem melhor espaço entre assentos
Escolher a companhia aérea para voar no Brasil depende do que pesa mais no gosto do freguês: conforto, serviços extras ou entretenimento.
Se o critério for espaço para esticar as pernas, vence a Avianca: a empresa tem todas as suas 41 aeronaves com distância entre as poltronas superior a 73 centímetros.
Editoria de Arte/Folhapress |
A empresa é a única a ter 100% da frota dentro da faixa A na escala de espaço entre poltronas elaborada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) -que vai de A, mais espaçoso, a E, mais apertado.
Embora o conforto seja importante, a experiência de voo não é definida só por ele. O entretenimento a bordo, por exemplo, pode fazer a diferença -especialmente em trajetos mais longos.
Nesse quesito, há uma vantagem para a Azul.
A companhia tem 32% da frota com telas individuais. São 40 jatos Embraer que exibem 23 canais de TV ao vivo; também há rádio à disposição.
Na Avianca, 29% da frota tem entretenimento individual, com opções de séries, documentários e música. São 12 Airbus A319 e A320 que servem, inclusive, a rotas como a ponte aérea Rio-São Paulo e a cidades como Brasília.
SANDUÍCHE FRIO
Foi-se o tempo do serviço de bordo com refeições fartas e talheres de metal. Mas, antes de ralhar, saiba: é assim no mundo todo (com raras exceções, como aéreas asiáticas e árabes) -tendência de uma indústria que passou a enxugar custos ao máximo.
Hoje, no Brasil, sanduíches e bebida sem álcool são regra.
A Avianca é a única a ter sanduíches quentes. Na Azul, são snacks, como salgadinhos. Na TAM, sanduíches (frios) só têm vez em voos mais longos e na ponte aérea.
A Gol cobra pelo serviço em 70% de suas rotas -medida comum no exterior, em companhias "low cost".
Companhias aéreas embutem o custo do serviço de bordo no preço do bilhete. A Gol argumenta que o modelo pago desse serviço acaba com essa relação e permite uma oferta maior de produtos.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Clique e veja a comparação entre os serviços oferecidos pelas cias aéreas |
PELO SMARTPHONE
Se ficam atrás da concorrência em termos de conforto e serviço de bordo, as líderes de mercado, TAM e Gol, são as companhias que mais facilitam a vida do passageiro com tecnologias de compra de passagens, embarque e check-in.
As duas permitem fazer o check-in pelo celular e liberam o uso do aparelho como cartão de embarque. A tecnologia dispensa o passageiro da obrigatoriedade de ir ao balcão no aeroporto e elimina a necessidade de cartão de embarque em papel.
Azul e Avianca, por enquanto, não oferecem essas facilidades.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade