Com dólar alto, brasileiro deixa outlets e prioriza os parques de Orlando
São pouco mais de 15h e a família Lins Baia termina o almoço em frente ao bar do Moe, no centro nervoso de Springfield.
O curto descanso na vila que recria cenários de "Os Simpsons" é estratégico para a turma de brasileiros: pela frente, há ainda horas de caminhada no parque da Universal Studios, em Orlando.
Com o dólar nas alturas, a família de Arujá (SP) quer gastar o dia –e toda a energia das crianças– ali mesmo."Em outros tempos, pensaríamos em ir aos outlets. Mas o foco agora é diversão", diz o advogado João Carlos Lins Baia, 53, que viajou com a mulher e os dois filhos.
A disparada da moeda americana não parece ter afugentado brasileiros. Pela cidade, que abriga sete parques temáticos, o português é ouvido a cada poucos passos. Os visitantes vêm, no entanto, mudando alguns hábitos.
O apetite pelas compras, que fez dos brasileiros o xodó dos lojistas da cidade, está agora muito menor. "Nas lojas, os vendedores perguntam: 'Onde estão os brasileiros?'", diz Mark Jaronski, vice-presidente da Visit Orlando, órgão que promove o turismo na cidade.
O apego aos visitantes do Brasil não é fortuito. Em 2014, eles torraram, em média, US$ 1.680 (R$ 6.535) por pessoa na cidade, mais que americanos e canadenses (que lideram em número de turistas).
Segundo Christine Haughney, diretora do Mall At Millenia, shopping que reúne de marcas populares como Forever 21 a grifes de luxo como Prada, os brasileiros ainda são os principais clientes. Mas diminuiu o fluxo de visitantes que chegam com malas vazias para enchê-las ao longo do dia com compras –uma marca dos brasileiros.
COMIDA 'EM CASA'
A família Abreu, de Porto Alegre, visita Orlando religiosamente há sete anos. Pensou em desistir desta vez, mas viu que sairia mais caro cancelar passagens e reservas.
O roteiro, então, teve de ser adaptado. A primeira providência dos pais foi achar um hotel com cozinha, para que não precisassem tomar o café e jantar em restaurantes.
"Antes, não nos preocupávamos tanto com isso. Agora, o café na rua para os quatro não sai por menos de R$ 150", diz o empresário Antonio Abreu, 42 anos, que viajou com a mulher e dois filhos.
O plano era passar os dias nos parques. Compras? Só o que estiver valendo muito a pena, segundo Silvana Abreu, 32. "Não vamos fazer enxoval para ninguém."
A jornalista viajou a convite da Visit Orlando
*
> Os parques da Universal, em Orlando e Hollywood, bateram recorde de visitantes no último verão
122 m > é a altura da Orlando Eye, roda gigante inaugurada em maio deste ano
*
PASSEIOS EM CONTA
Fora do circuito dos grandes parques, há atrações que saem por até R$ 80 por pessoa
KINGS BOWL ORLANDO
Restaurante com pista de boliche, como nos filmes
QUANTO US$ 6 para entrada por pessoa (antes das 18h; depois desse horário, US$ 7)
WEST ORANGE TRAIL BIKES AND BLADES
A loja de aluguel de bicicletas fica estrategicamente posicionada na West Orange Trail, trilha arborizada e ideal para passeios em família
QUANTO US$ 7 por hora
WINTER PARK SCENIC BOAT TOUR
O passeio de barco pelo bairro de Winter Park é relaxante e curioso
QUANTO US$ 12 (adultos) e US$ 6 (crianças de até 11)
CSI EXPERIENCE
Inspirada na série de televisão 'CSI', a atração dá aos visitantes a chance de 'investigar crimes'
QUANTO US$ 19,99 (adultos) e US$ 12,99 (crianças de 6 a 11 anos)
THE CRAYOLA EXPERIENCE
O giz de cera é o tema da espaço, que reúne 25 brincadeiras
QUANTO US$ 17 por pessoa
HOLLYWOOD DRIVE-IN GOLF
Mais novo campo de minigolfe da cidade, é inspirado em filmes de terror
QUANTO US$ 14 (adultos) e US$ 12 (crianças de 3 a 9 anos)
SEA LIFE AQUARIUM ORLANDO
No aquário há grande variedade de peixes e criaturas do mar, incluindo tubarões
QUANTO US$ 20 (adultos) e US$ 15 (crianças de até 12 anos)
*
PACOTES PARA IR AOS PARQUES DA FLÓRIDA
R$ 1.870
Seis noites em Orlando, com aéreo. Valor por pessoa, em quarto duplo, sem extras. No Submarino Viagens: (11) 4003-9888; submarinoviagens.com.br
US$ 1.364 (R$ 5.304)
Cinco noites em Kissimmee, com aluguel de carro. Inclui aéreo, sem refeições. Na Soft Travel: (11) 3017-9999; softtravel.com.br
R$ 5.859
Valor por pessoa para pacote de nove noites, com saída em 28/12, para o Réveillon em Orlando. Inclui tour de compras e ingressos aos parques da Disney, Universal e Sea World. Na Flytour: (11) 4004-0008; flytour.com.br
US$ 1.678 (R$ 6.525)
Pacote para nove noites em Orlando, com café. Inclui ingressos para parques da Disney, Universal e Sea World, com guia em português. Sem aéreo. Na Gold Trip: (11) 4411-8254; goldtrip.com.br
US$ 1.777 (R$ 6.910)
Nove noites em Orlando, com tours de compras e entrada em parques da Disney, Universal e Sea World. Sem aéreo, valor por pessoa. Na Visual: (11) 3235-2000; visualturismo.com.br
US$ 2.276 (R$ 8.850)
Pacote de sete noites em Orlando, com aéreo. Inclui tour de compras e seis ingressos aos parques. Valor por pessoa. Na NX: (11) 5614-9177; nxturismo.com.br
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade