Leilão de pôsteres vintage de estações de esqui quer arrecadar quase R$ 6 mi
Uma coleção de 197 pôsteres de esqui, que será leiloada no próximo dia 21 pela Christie's, na Inglaterra, espera arrecadar até 1 milhão de libras (o equivalente a R$ 5,8 milhões).
As imagens retratam esquiadores, competições na neve e temporadas de estações de esqui, que tentavam atrair visitantes no final do século 19 e início do século 20, quando o turismo na neve começava a se popularizar na Europa.
De acordo com a Christie's, na época pré-internet havia uma briga velada entre os diversos hotéis e estações de esqui para ver qual delas tinha o cartaz mais bonito e conseguia atrair o maior número de turistas.
Para convencer os viajantes a passar o inverno em um hotel nas montanhas, designer famosos naqueles tempos (como Emil Cardinaux, Alex Walter Diggelmann e Walter Koch) foram contratados para desenhar as peças.
As imagens, geralmente feitas com no máximo 2.000 cópias, eram pregadas em agências de viagens e estações de trem. Depois, iam para o lixo –por isso, algumas são consideradas relíquias.
A coleção que será leiloada na Christie's também inclui cartazes de competições de esqui internacionais, incluindo os Jogos Olímpicos de Inverno, que começaram a ser disputados em 1924.
O item mais caro é um da estação suíça de St. Moritz, com um esquiador em pleno salto na montanha: está avaliado em 25 mil libras (R$ 140 mil).
As peças valem entre 700 libras (R$ 4.000) e 25 mil libras (R$ 140 mil), dependendo da raridade e do estado de conservação. A expectativa é que ao menos 780 mil libras (R$ 4,5 milhões) sejam arrecadadas pelo leilão. O valor pode chegar a 1 milhão de libras, com as taxas e comissões pagas à Christie's.
"Os pôsteres mais populares são aqueles que representam as mais importantes, glamorosas e amadas estações do mundo, como St. Moritz, Klosters e Davos", disse Nicolette Tomkinson, que comanda a venda das peças na Christie's, ao jornal inglês "Daily Mail".
"Os principais modelos dos artistas mais badalados devem alcançar os preços mais altos. Os artistas incluem Roger Broder, Emil Cardinaux e Francisco Tamagno. Eles tinham interesse em fazer esses cartazes comerciais porque podiam experimentar novidades", acrescenta.
Livraria da Folha
- Coleção "Cinema Policial" reúne quatro filmes de grandes diretores
- Sociólogo discute transformações do século 21 em "A Era do Imprevisto"
- Livro de escritora russa compila contos de fada assustadores; leia trecho
- Box de DVD reúne dupla de clássicos de Andrei Tarkóvski
- Como atingir alta performance por meio da autorresponsabilidade